terça-feira, 5 de maio de 2009

CONFORMISMO?



Será que nos chocou mais a tragédia do sul, notadamente uma região muito mais desenvolvida e rica, ao vermos desnudado esse preconceito através das milhares de famílias carentes atingidas pelas enchentes em SC?

Então isso significa que nos acostumamos a ler, ouvir, ver o Norte e Nordeste como sendo territórios onde as tragédias do clima, o sofrimento humano, as perdas e a necessidade vinda da pobreza são tão comuns que sequer estimulam nossa solidariedade numa situação como essa?

A gente achava que não existia pobreza no sul? Por isso nos sensibilizamos há seis meses e o Brasil fez bonito como um povo unido e solidário (apesar de as autoridades legalmente constituídas não terem até hoje, aplicado um centavo na recuperação das áreas atingidas nem para resolver a questão dos desabrigados).

Por outro lado, a visão de que a pobreza no nordeste e no norte brasileiros é tão arraigada em nós, do mesmo modo que a ideia de que a população já vive mesmo em condições humanas tão adversas que nem nos chama mais a atenção? 

Sem comentários:

Enviar um comentário