terça-feira, 5 de maio de 2009

O QUÊ NOS CHOCA?



Estados do Norte e Nordeste, especificamente Piauí, Ceará, Pará e Maranhão, são atingidos por intensas e contínuas chuvas que há dias vem causando sofrimento ao seu povo. Alagamentos, queda de barreiras, inundações, rompimento de estradas, queda de pontes deixam cidades isoladas, famílias desabrigadas e desalojadas e pior ainda, mortes.

Há pouco menos de seis meses o Brasil - e o mundo - assistiram, chocados, `a enchente no estado de Santa Catarina. Imagens fortíssimas, de morros desmoronando sobre estradas, casas desabando ou sendo soterradas, fazendas inteiras embaixo d'água, animais e também muitas pessoas mortas. Uma tragédia, enfim, sob o ponto de vista material e humano.

E da mesmo forma viu-se um país inteiro mobilizado para ajuda `as vítimas, unido pela comoção e solidariedade, numa bela demonstração de que nós brasileiros somos um povo mais que maravilhoso, humano, irmão. Multidões de voluntários se mobilizaram em todos os estados, recolhendo donativos, montando equipes de profissionais de saúde, de assistência social ou somente de pessoas com vontade de ajudar, deslocando-se para Santa Catarina.

Agora, diante as mais de 120 mil pessoas atingidas pela chuva apenas para citar o MA, com mais de 20 mil desabrigados e outros mais de 20 mil desalojados somente naquele estado, não vejo uma mobilização nem de longe parecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário