domingo, 14 de junho de 2009

ASSIM É SE LHE PARECE


Nada é o que parece ser. Tudo é igual ao que não está claro, não afirmativo, não negativo. Sim contraditório, sim surpreendente, sim ausente. Não confuso, nada lógico, tudo nebuloso.

Uma meia verdade é uma meia mentira, uma meia mentira é uma verdade inteira. Uma verdade inteiramente invertida é apenas uma verdade. Uma mentira invertida é uma verdade. A verdade é a calçada, a mentira é a despensa. A verdade é o portão, a mentira é o armário. A mentira é a eira, a verdade é a tribeira.

Nada continua tudo igual. Só a casca e a casaca, só a aparência e a falácia, só a ilusão e o desacordo. Tudo continua nada o mesmo, ele faz de conta que a vê, ela faz de conta que acredita, ele faz de conta que ela vale, ela faz de conta que pode, ele faz de conta que deixa e ela, junta tudo, aproveita. E sem fazer de conta ele deixa.

Tudo é igual ao que nada era antes. Só ela faz de conta que não viu para que ele faça de conta que nunca mais fará tudo diferente ao que nada fez igual. Quanto mais igual, mais diferente, mais embaixo da vista e mais igual, para sempre.

Certas coisas, depois de instaladas, não desaparecem, nem com toda sorte de falsas ilusões, nem com toda fachada de grandes mandos, nem com toda desfaçatez de altos comandos, nem com toda prepotência de altos poderes. Tudo permanece igual nas testas e memórias.

É uma festa.

1 comentário:

  1. Ao anônimo,

    Se não existe verdade relativa nem mentira absoluta, ninguém é dono de nenhuma delas e não está apto a julgá-las. Você nada sabe de mim como eu nada sei de você ao tempo em que todos sabemos de todos, pois assim é se nos parece ser, já que nada é o que se pensa que é. E quem há de desdizer? Muito menos você que nada é. Só um espectro. Muito menos eu que muito sou, apenas uma memória.

    Não chega a ser engraçado seu jeito de comentar, como se de tudo soubesse e dono das suas próprias meias verdades fosse. Não é. Percebe-se que é só meio besta, mesmo. Muito perdido, não sei o que procura, muito menos onde é que vai achar, menos ainda no que fala. Só que é meio besta.

    ResponderEliminar