segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ABRE AS ASAS SOBRE NÓS



A República Federativa do Brasil completa hoje seus 121 anos. O Entrega Corisco fez um post corretíssimo sobre o tema: Um Parabéns Envergonhado. Muito há o que se falar, principalmente sobre a parte que nos envergonha. 

Jogo lenha na fogueira: tudo nessa República termina em samba? Em 1989, a Imperatriz Leopoldinense sagrou-se campeã do Carnaval carioca cantando os 100 anos da República. O samba - para quem gosta de samba, como eu - é um dos 15 maiores e melhores da história dos sambas-enredo. E como todos os que me acompanham há tempos já sabem que a parte erudita deste blog não é a minha, faço jus à minha porção pop. Taí abaixo uma animação do samba. Entre a música e o que representa (não só naquela ocasião, como agora, aos 121 anos, a Proclamação da República)  - em tempos de república lulopetralha, inclusive - temos muito assunto...

A área de comentários existe para isso. Comentem!

4 comentários:

  1. Compartilho seu gosto pela música, razão de uma paixão que me leva até a ouvir o que não gosto, claro que a pulso, em certas ocasiões.

    Esse samba de enredo da Imperatriz por certo está numa mão de 5; na qual coloco um da Vila Isabel de 1987 que conta a estória da criação do mundo na versão Caapó. Como tem índio no meio, tô dentro.

    A República veio na embalagem da Libertação dos Escravos, preço que D. Pedro II e a Princesa Isabel pagaram por seu reinado. Penso que o fizeram de bom grado.

    Cumpre às "pessoas humanas" do bem, fazerem valer ambos os valores: liberdade e igualdade a todos e, corrompendo um pouco o slogan da bandeira;, com "Ordem no Congresso".

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que está tramitando de alteração na Federação que forma a República;

    http://entregacorisco.com/um-partido-de-direita/projetos-de-lei-sobre-a-federacao/

    ResponderEliminar
  3. Como bem disse a Veludo outro dia, "Cidadania Cansa". Às vezes, como hoje, me sinto tão cansada da luta, que tenho ímpetos de pendurar o título atrás de uma porta que nunca precise abrir. Mas amanhã acordo, e ...

    ResponderEliminar
  4. Querida colega oposicionista, boa noite! Que dia hoje! Dia para meditarmos. O país tá ruim, sim. Horrível! Quem diz o contrário é porque se conforma com pouco. O Brasil pode mais. Serra disse isso, mas não é nenhuma novidade, muita gente já sabe, mas outros ainda dormem, sonhando sob esse ufanismo vazio patrocinado pelo governo mais mentiroso da História. Em tudo o que penso, porém, não consigo tirar de meus ombros o peso da responsabilidade. O trabalho é nosso, não tem jeito. Ninguém vai fazer isso por nós. pelo contrário. Se adotarmos uma postura passiva, aí é que os bandidos se aproveitam mesmo. A responsabilidade é nossa se o país ainda está ruim. Se em 2010, não ganhamos é porque a guerra exige de nós mais força ainda. Então vamos doar até o último suspiro de energia, desde já. A responsabilidade é nossa. Vamos transformar o país.

    ResponderEliminar