terça-feira, 2 de novembro de 2010

BRASIL, CONFORMISMO OUSADO



510 anos de história. E indivíduo brasileiro, a sociedade brasileira não se constroem, ainda, de forma autônoma, independente,  senão se conformam pela força heterônoma de um estado que se herdou da cultura patrimonialista luso-ibérica. 

Essa conformação embota mentes, gradeia espíritos, devora corpos, corrói qualquer tipo de expressão libertária, seja pela força  inexpugnável do império, seja ação putrefata de germes parasitários, seja pela benevolência patriarcal. Força inexpugnável do império que sufocou, ainda no nascedouro, alguns poucos e fragmentários movimentos libertários, que buscavam,  antes de tudo, estabelecer o indivíduo, a sociedade na proeminência da conformação estatal.

Ação putrefata de germes parasitários, que corrói, desde os intestinos, qualquer tipo incipiente de organização individualista, que se proponha agir de modo autônomo em relação à cultura estatólatra. Benevolência patriarcal, que faz dar à luz, em lugar de indivíduos, cidadãos caracterizados filhos do estado, incapazes de se autodeterminar,  passíveis de se deles dispor, suprimir-lhes a vontade, aplicar-lhes a autoridade, sempre para o seu exclusivo bem. 

Esse processo conforma, enfim, o leviatã brasileiro, criador, dono, senhor absoluto dos organismos, ou seja, dos cidadãos , da sociedade. Tudo no estado, nada fora do estado, nada contra o estado. 

8 anos da recente campanha eleitoral. Nesse último período, percebeu-se, insofismavelmente, a exasperação da proeminência desse estado, personalizado num homem. Tudo sob o conformismo ousado de políticos, intelectuais, enfim, do homem-órgão.

(Escrito por Bschopenhauer)

15 comentários:

  1. BSchopenhauer02/11/10, 17:33

    É imprescindível que o indivíduo supere o homem-órgão.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por colaborar, BShopenhauer, com sua verve ímpar, com essa pequena morada virtual. O que eu tinha a dizer sobre sua colaboração, explicitei no post anterior (Depois de horas).

    Até a próxima, #Anticamarada!

    ResponderEliminar
  3. A exaltação do Estado vem sendo difundida entre o povo brasileiro que, simplório por natural preguiça intelectual, deixa-se levar pela correnteza promovida pelos espertalhões.
    Transformados pela grande onda vermelha massificadora, os indivíduos são enfeitiçados pelos encantadores de serpentes, que tornam os capturados em discípulos fiéis.
    É ameaça real à democracia e aos ideais de liberdade sonhados desde sempre pela humanidade. Uma minoria, assustada, luta contra os avarentos glutões do poder. Luta desigual, desumana, cruel.
    Não percamos jamais a capacidade de nos indignar e de fazer frente aos maus intentos de gente sem nenhum escrúpulo.
    A Justiça, em primeiro lugar.
    Grande abraço, querida amiga!
    Ceci

    ResponderEliminar
  4. Não podemos jamais ficar roucos, Ceci. E a internet é nossa aliada nisso, já que apresenta, une e reúne tantos semelhantes.

    Obrigada por vir e comentar. E volte, sempre.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Espetacular! Simplesmente espetacular! Standing ovation aqui, amigos.

    ResponderEliminar
  6. BSchopenhauer03/11/10, 10:59

    Palavras dão os pensamentos à luz e devem gerar "filhos".
    O texto é uma obra aberta. Os amigos podem dar suas opiniões, fazer suas críticas.

    ResponderEliminar
  7. Grande texto. Esclarecedor e incentivante. Somos muitos e por isso somos fortes.

    ResponderEliminar
  8. Nós somos parte desse grande organismo que é nossa pátria. Temos sabedoria e energia para transformá-la em algo melhor para todos.

    Por isso cada um deve fazer a sua parte. Isso se chama cidadania.

    ResponderEliminar
  9. Mariana, muito você tem a colaborar sobre isso. Sua visão aí no Primeiro Mundo é privilegiada. Comente sempre. Obrigada pela visita! Te espero sempre aqui.

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada! Eu realmente aprendi muito neste país que tem muito a ensinar à todos nós brasileiros.

    A primeira ministra daqui caiu por comprar um toblerone com o cartão corporativo. Para eles, como deveria ser para todos, o que importa não é o valor, mas, obviamente a transgressão em si.

    Estamos juntos nesta jornada. Aprendendo sempre.

    ResponderEliminar
  11. É vergonhoso o aparelhamento das instituições públicas em favor de um partido político. Graças à essa prática, o povo brasileiro referendou mais 4 anos de prostituição do Estado.

    ResponderEliminar
  12. Schop, amigo novo, amigo das lutas democráticas! Que bom poder aprender mais e mais com vc! 140 caracteres são muito pouco para quem tem o seu conhecimento, o seu senso de observação e de crítica.
    Desde ontem queria comentar aqui e não conseguia.
    Bem vindo à blogosfera, bem vindo a mais essa trincheira.
    Nós, indivíduos, haveremos de superar os "homens-órgãos".

    ResponderEliminar
  13. Kika, um desperdício ele não escrever, antes, não é? Já havia me mandado um artigo, em setembro, está ali no arquivo do blog: Brasil Repristinado. Além da colaboração nas crônicas.

    Tratemos de incentivá-lo a permanecer conosco.

    Da mesma forma, quero ver o Por Isso Não Provoque na ativa, viu?

    Beijo, querida.

    ResponderEliminar
  14. marcia190704/11/10, 16:54

    uau! este blog tá que tá!
    e isto aí. eles venceram mas não nos calaram.
    adorei ter de novo este canal de expressão
    beijim geral

    ResponderEliminar
  15. marcia190704/11/10, 16:56

    pois é. agora vamos pressionar. eles venceram mas não nos calarão.
    adorei ver o veludo ativo de novo
    beijim geral

    ResponderEliminar