sábado, 6 de novembro de 2010

DEMOCRACIA OU DITATURA?



Conversando com uma amiga, que dizia não entender o porquê de tanto receio ao risco de um ditadura, já que vamos votar  e eleger os novos governantes e, portanto, não estamos submetidos à ditadura, eu argumentei o seguinte: 

- Você tem razão, ainda não vivemos uma ditadura propriamente dita.

Mas não se pode fazer vista grossa para o fato de que o conjunto dos movimentos destes que estão no poder apontam inevitavelmente para tal.  Vejamos:
. as tentativas de se estabelecer o "controle social da imprensa", ou seja, censura;
. o (CNJ) Conselho Nacional de Jornalismo que se pretendeu implantar, mais censura;
. a ANCINAV que também se tentou criar pra controlar a produção cultural;
. a clara intenção do partido único e hegemônico;
. a mais absoluta ausência de discernimento quanto ao que é governo e ao que é partido, quanto ao que é exclusivamente público e ao que é privado;
. o aparelhamento do Estado levado às últimas conseqüências, com objetivos muito claros e pouco republicanos, isso pra não dizer de seus efeitos deletérios na qualidade dos serviços públicos, da corrupção etc;
. o desrespeito e mesmo desprezo pelas instituições que dão corpo e alma à Democracia;
. a reiterada (e até debochada) transgressão às regras Democráticas e do jogo eleitoral;
. a utilização da mentira mais deslavada pra enganar a população em geral e os eleitores em particular;
. a desonestidade intelectual ao negar tudo o que os outros presidentes fizeram;
. a apropriação indébita das realizações dos outros presidentes como se suas fossem;
. o populismo messiânico que se busca estabelecer;
. a volta do personalismo tão retrógrado e que se julgava coisa do passado;
. a intolerância à divergência;
. a incitação à violência;
- a tentativa maniqueísta de dividir o país entre pobres e ricos, jogar uns contra os outros gerando ódio na população;
. o desejo explícito do extermínio das oposições;
. a utilização da máquina estatal, inclusive informações confidenciais, para fins eleitorais e de perseguição política.
. no plano internacional, as “afinidades eletivas” do atual presidente  (e dá que se elegeu) com ‘governantes’ com clara vocação autoritária tais como: Hugo Chávez, Evo Morales, Fidel Castro, Cristina Kirchner e Mahmoud Ahmadinejad;

Enfim, todo esse conjunto de ações apontam para o quê? Democracia? Não, apontam claramente para uma ditadura totalitária, com o perdão da redundância.
É assim que eu vejo a situação hoje em nosso país. Por isso que eu digo: o que está em jogo é uma opção (ou não) pela manutenção da Democracia e das liberdades a ela inerentes.

(Artigo escrito e enviado a este blog por Rodrigo Borges de Campos Netto, cientista político, Brasília- DF)

34 comentários:

  1. marcia190706/11/10, 17:45

    concordo plenamente com o rodrigo. e acho q independente de partido, cabe a gente denunciar e reprovar qualquer ação que vise atingir a democracia

    ResponderEliminar
  2. Esse será o preço da escolha !

    Lunarscape.

    ResponderEliminar
  3. Um preço que todos pagaremos. Independente de nossa escolha...

    ResponderEliminar
  4. Esse seu último comentário resume tudo: O preço a pagar independente da nossa escolha.
    Exceto se nos mantivermos vigilantes. Alguém vai ter que ouvir e fazer alguma coisa.
    Berrar eu vou. Não sei se igual a cabrito indo pro matadouro, mas barato eu não deixo.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Talvez o mais grave de tudo seja um exacerbado "culto à personalidade" como um Vargas, Perón e Stroesner não tiveram a ousadia de levar tão longe, mas tão somente os Partidos Comunistas de Cuba, URSS, China o fizeram nas épocas de maior obscurantismo.

    ResponderEliminar
  6. Isso aí Ajuricaba: mais uma se apresentando.Estou nessa e não abro. Avante Brasil! Fora Lulla!!! Abaixo Dillma!!!

    ResponderEliminar
  7. Quer saber, ando com o saco cheio da sindrome de Estocolmo que acomete principalmente a classe média.
    Exemplo os há aos montes, e já cito um de agorinha pouco:
    Fui ao supermercado Wall Mart aqui em Guarulhos (onde o pt apesar de estar no pudê há longuíssimos 10 anos, perdeu a eleição para presidente) e lá estavam os membros de uma ong chamada amigos do bem. O que faziam lá? oras o que muitos por aí fazem sem saber como marionetes, ajudando o esquerdismo vagabundo que nos infelicita. Como? Coletando um quilinho de alimento não perecível dos consumidores e fingindo ajudar empacotando as compras (gentileza que eu dispenso porque só uso sacolas não descartáveis).
    Familias inteiras com seus jalequinhos amarelos aplacando suas consciências já manipuladas pelo que os esquerdopatas chamam mídia; Trabalhando quase meio ano para pagar impostos e ainda se sentindo culpados pela miséria, especialmente aquela do Nordeste brasileiro sempre mostrada "ad nauseam" pelos noticiários.
    Ora, vão plantar batatas! Prefiro ajudar ongs que tratam de bichos abandonados.

    ResponderEliminar
  8. Caros(as) amigos(as),

    Se isto fosse uma democracia de verdade, o PT e a sua turminha da esbórnia não precisariam estar sempre mentindo, enganando e escondendo os fatos de nós... Eles, reclamam sempre da ditadura militar, (que em relação a outros países que passaram pela mesma coisa durante a chamada Guerra Fria, os tratou até com muita folga, porque em outras nações a oposição comunista foi praticamente dizimada...) mas agora, eles fazem igual ou ainda pior!
    A isto que o PT e a sua corja estão implantando no Brasil eu chamo de ditadura disfarçada, tipo a chinesa... Parece que os experts petistas já definiram que este modelo chinês pode ser tropicalizado por aqui.
    Bem, é hora de reagirmos como fizémos com o Collor de Mello, mesmo antes da Dilma tomar posse e deixar-mos bem claro que eles levaram, mas não ganharam! Nós não podemos aceitar golpe de estado nem disfarçado de democracia.

    ResponderEliminar
  9. É bem possível que caminhemos para uma ditadura tupiniquim-bolivariana, é bem provável que a oposição política não faça nada, ou não consiga fazer nada, é bem provável que os 44% que não votaram em Dilma tenham que fazer algo... Lembremos bem disso daqui a quatro anos. Políticos brasileiros em grande parte, e põe grande nisso, não são preparados para o cargo e o povão vota com o estomago. A internet é um oásis de liberdade e um grande meio de propagação de idéias (vejam o exemplo do "Tea Party" nos EUA). Temos que cobrar ao máximo da oposição, não para emperrar algo que seja bom para o país só por pirraça, mas para vigiar bem de perto o governo que teremos nos próximos anos. Vigiemos os polítios de oposição para que não traiam seus eleitores. É o que podemos, por ora, fazer.

    ResponderEliminar
  10. Jota, da asa norte06/11/10, 19:45

    Belo blog. Boa dica do Coronel, mas é o seguinte,
    Tem gente (pelo jeito, a maioria) que não leva em conta a única certeza da vida: a morte!
    Vejo um monte de paspalhos falando em Lula 2014, e sendo reeleito, etc, e por aí vai.
    Acho que as pessoas deveriam pensar, que o impoluto presidente deixa o cargo com 65 anos completados. Se voltar em 2014 estará com 70 no primeiro ano de governo! Pera lá... será que tambem virou Matusalém?

    ResponderEliminar
  11. Pessoal

    Muito bom o comentário. Agora vou frequentar também o blog de vocês e do meu conterraneo Ajuricabat.

    Saudações amazônicas em Sampa.

    Koukla

    ResponderEliminar
  12. VAMOS LÁ GENTE, SOMOS 44% + 22% de abstenções = 66% que não votaram neste projeto lula/dilmanta, lutemos pelo nosso pais, não podemos dar trégua. NÓS FAREMOS A VERDADEIRA OPOSIÇÃO. Agora ela mandou seus aliados criarem um novo imposto semelhante a CPMF, pois vamos assinar LISTA CONTRA CPMF ASSINE.

    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7410

    ResponderEliminar
  13. Estive pensando se não seria o caso de exigir que o TIRIRICA frequente o congresso com o seu uniforme de trabalho e se manifeste sempre por suas credenciais profissionais, e em caso contrário pedir o seu impedimento.Quem conhece o cidadão por baixo daquela fantasia? A quem devemos recorrer para uma ação deste tipo? Alguem tem dúvida sôbre a questão:

    -Se o TIRIRICA se apresentasse com seu nome civil, receberia algum voto? Portanto é justo pedir que só se manifeste no Congresso como é conhecido e como recebeu seus votos-paramentado de palhaço!!!

    Que bela homenagem à época que estamos vivendo!
    Aguardo informações sobre como atuar.

    ResponderEliminar
  14. Mais do que preocupante, artigo de Geraldo Almendra


    O PRESIDENTE PARDO


    está no lilicarabina

    ResponderEliminar
  15. Uma lucidez como poucos neste país, Velvet Poison! Eu gostaria de acrescentar a manipulação dos votos pela manobra da bolsa-família, uma reedição do 'pão e circo'. Distribuindo o dinheiro público para o crédito afim de captar votos, etc.

    Salomão Carvalho

    ResponderEliminar
  16. Senhorinha com mais de 5006/11/10, 22:40

    Gostei muito do seu blog, viu menina?
    Tudo o que você disse está absolutamente certo!
    O pior de tudo isso foram os maus exemplos coroados com impunidade que o lulismo deu à massa menos esclarecida e a uma enorme população de jovens em formação.
    Aqui, pode tudo...
    Por enquanto, a sociedade perdeu o controle do governo, que está essencialmente dominado por cúpulas de bandidos misturados a covardes que não enfrentam os seus colegas e que sob qualquer conceito ético, são cúmplices. Em resumo, a sociedade é a bucha de canhão para os bandidos de colarinho branco que estão por cima e para os bandidos de calção e camiseta que estão embaixo.
    Esperemos acabar esse borburinho pós eleição e veremos as desgraças-em-série piorarem!!!
    Essa situação explodirá a qualquer momento...
    Do jeito que está, não há como permanecer! E a exemplo de nossos amigos que escreveram acima, eu não vou deixar passar em brancas nuvens. Estou disposta a enfrentar qualquer coisa para deixar como legado para as crianças de minha família um Brasil democrático, ético e livre desses políticos corruptos e ávidos por poder.
    Não é possível que um bloco de 44 milhões de descontentes não consiga fazer valer seu repúdio
    a esse circo de horrores.
    Não podemos nos deixar contaminar pelas discriminações pregadas por lula.
    JUNTOS seremos muito fortes.
    Estou às ordens do BEM para o que der e vier!
    Contem comigo!!!

    ResponderEliminar
  17. Valeu pela visita, todos que aqui chegaram via link do Coronel!

    Passeiem pelo blog, hoje, para conhecê-lo. E voltem sempre a mais esse espaço de resistência cidadã.

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  18. É a primeira vez que estou neste blog. Parabéns!

    De minha parte vou dar 100 dias de trégua à Dilma e seus companheiros. Depois eles terão que andar em uma linha finissima, sem tréguas. Vigiaremos a oposição, assitireimos á tv camara, tv senado, mandaremos emails, encheremos suas caixas postais com nossas opiniões sobre suas atuações. Não podemos nos esquecer que somos muitos e não fiquemos em silencio.
    Abs,
    Edda

    ResponderEliminar
  19. Jota, da asa norte06/11/10, 23:28

    O convite foi seu. depois não reclame....

    ResponderEliminar
  20. Salve o Coronel que me permitiu conhecer mais um ponto de resitencia à essa turba de aloprados e cheios de não-me-toques
    Temos que tomar cuidado com eles: essa semana estão travestidos de doçuras e pedindo oposição responsavel ...
    Quem acredita neles?

    ResponderEliminar
  21. Muito bom texto, bom sabermos que temos cada vez mais pessoas comprometidas com a democracia, com a nossa pátria amada. Mas uma forte em defesa da democracia.
    De forma suscinta retratas a realidade, a foto do momento, alhiás foto essa que começou à ser preparada à 20 anos, com a fundação do Foro de São Paulo.
    Procurarei sempre estar por aqui, amiga e indicada pelo Coronel é do nosso time.
    Parabéns !!! Bjsss

    ResponderEliminar
  22. Primeira vez que entro aqui, e achei muito, muito bom o texto.
    Salve, salve o coronel que nos manda para lugares ótimos onde, além de aprendermos mais, encontramos pessoas que aspiram as mesmas coisas para o nosso Brasil.Depois de uma eleição negra pela qual passamos é sempre bom lembrar de Camus:-"Depois de um tenebroso inverno descobri que habitava em mim um invencícel verão."
    É isso aí.

    ResponderEliminar
  23. OLÁ.
    TRANSCREVI SUA MATÉRIA NO MEU BLOG (CITANDO A FONTE) MAS GOSTARIA DE SUA PERMISSÃO DE TRANSCREVER OUTRAS.
    ABÇS DO www.betocritica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Obrigada pela visita, Beto, e por seu interesse.

    Pode publicar, sim, desde que cite e dê o link do blog, além de, claro, dar crédito aos autores dos artigos que publicar.

    Volte e comente sempre.

    ResponderEliminar
  25. Velvet, voce está de parabens, pela visão ampla de desencadear um belissimo "Network" de informação e esclarecimentos.
    Com o artigo do Rodrigo e o apoio do Coturno Noturno, alem dos demais colaboradores voce em breve será referência.
    Será o Network da Inteligência Oposicionista !

    Lunarscape.

    ResponderEliminar
  26. Nino Yoshida07/11/10, 11:06

    Cheguei aqui através do Coturno Noturno e gostei do que li.
    E preciso criar uma resistência a este bando de gatunos que se
    intitulam governo/governantes.
    PS.:
    Avisem ao gatuno-mor, Mulla da Silva, que em quatro anos
    o pústula terá setenta anos. Logo. Caixão e vela preta para
    este arremedo de líder.

    ResponderEliminar
  27. Pois então comecem a falar com os jovens, de vossas familias, estudantes secundaristas e universitários para que comecem a retirar dos diretórios estudantis os comunistas que la estão encastelados há décadas. Em uma outra frente comecem a cobrar de seus párocos e/ou pastores posicionamento firme, atraves dos sermões, sobre essa onda esquerdóide que toma conta das famílias. Collor caiu porque os estudantes foram para a rua, 64 existiu porque a igreja e as famílias tinham valores a defender. De la para ca o mundo mudou, a guerra fria acabou e as nações desenvolvidas (suas lideranças) têm todo o interesse que o Brasil e mais outros trilhem esse caminho da boçalidade. É tudo de bom para eles e nossas lideranças de merda não estão dispostas a enfrentar o desafio de transformação nacional com a matéria prima que têm em mãos. São covardes e imediatistas preferindo a ação deletéria de vende-pátria a encarar as feras. Teoria da conspiração? OK, então joga para baixo do tapete e segue sonhando que "um dia" ainda vamos ser uma nação respeitada pelas nossas genialidades no futebol, no samba, na corrupção/esperteza, e também na sexualidade. Vai sonhando...

    ResponderEliminar
  28. Mario Kobuki07/11/10, 12:24

    O PT é um partido NAZISTA, só não vê quem não quer!
    A propaganda nazista buscava atingir o emocional das grandes massas, gerar uma concepção apaixonada sobre a mensagem emitida, idem com a mensagem petista.
    Na propaganda nazista predominou a cinematografia enquanto o PT usa e abusa da televisão;
    Segundo o ministro da Propaganda de Hitler, Josef Goebbels, o cinema era o meio mais moderno de influenciar a população na época, enquanto hoje é a TV.
    Os Nazistas exaltavam o racismo e a xenofobia contra os judeus, os Petistas exaltam o racismo contras os brancos de olhos azuis e a xenofobia contra ricos.
    Os nazistas exaltava a figura de Hitler, enquanto os petistas a figura de Lula;
    Os nazistas usavam tropas de choque (SA/SS) pra intimidarem seus oposicionistas, enquanto os petistas usam o MST e a CUT pra fazerem o mesmo serviço;
    Os nazistas se aliaram a Stalin pra atingirem seus objetivos, enquanto os petistas se aliaram a Chaves;
    Josef Goebbels dizia que uma mentira dita 1000 vezes se tornava verdade, idem com os petistas sobre as privatizações.
    Enfim, alguém tem dúvida que o PT não é um partido NAZISTA?

    ResponderEliminar
  29. Jota, da asa norte07/11/10, 13:29

    O comentário de Nino Yoshida (11:06) traz uma questão que entendo deva ser reverberada em todos os possíveis meios de divulgação: a idade dos políticos. Com, ou sem mandato. Meus respeitos a quem já passou dos 70. Mas agora é hora de escrever as memórias e cuidar dos netos.
    O Tea Party nos EUA mostra claramente um cansaço com essa situação vigente.
    O Coronel do Coturno Noturno traz hoje um post sobre o tema. Brilhante, na minha opinião.
    É um tema a ser colocado nas discussões, pessoal.
    Veludo com pimenta pode ser uma combinação excelente para iniciarmos essa discussão.
    E vamo que vamo...

    ResponderEliminar
  30. MARCIO ZACCARON07/11/10, 21:59

    Cheguei até este blog por indicação do COTURNO NOTURNO. Devo mais essa ao coronel. Fantástico. Vá em frente, menina.

    ResponderEliminar
  31. Aos leitores do blog: apenas 41% do eleitorado votou em Dilma, ou seja, 59% não votou nem nela nem no Lullinha 96% de aprovação (eu acho que 96 é teor alcoólico). O fato é: brasileiro é muito sem-vergonha: adora pensar que vai levar vantagem em tudo, daí vota em quem promete mais facilidades (bolsas, cotas, PACs, etc) e esquece que nada é de graça...bom, rei morto, rei posto. Escolheram mal? Com certeza, mas as opções eram TODAS péssimas, todas de "esquerda ultrapassada" (se é que existe alguma que não seja).

    ResponderEliminar
  32. Beleza porreta colega.A luta continua.O corona passou a dica sobre seu Blog.Bem Bolado,Bem Blogado!!!.fonseca."Tô" sempre na área.

    ResponderEliminar
  33. Comunismo não. O comunismo já matou milhões de pessoas desde que foi inventado. Democracia sim.

    ResponderEliminar
  34. Jorge Lima13/04/13, 12:02

    Santo petista tem pés de barro. O simplório, caricato e babaca deputado Desgraciano deu um peteleco nas ordas ativistas ao condicionar sua renúncia as dos lixos genuínos e jpcunha.
    Os fatos sugerem a contrução de ditadura disfarçada: ratização do STF, PEC do MP, projeto de controle da mídia, intervenções do BNDES em todos os setores da economia e desoneração das empresas de comunicação (praticamente ignoraram manifestação contra doação do Maracanã - 600 milhões em obras - ao Eike.
    Ainda há quem faça coro ao brado Braziu ziu ziu.

    ResponderEliminar