sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CHEERS!!

É nessa época do ano em que aumenta o consumo de champagne, e acho super injusto. Deveríamos beber champagne todos os dias!

Aos amigos e amigas deste espaço democrático, nossos sinceros votos de um feliz 2011,
com saúde e paz e porque não, mais champagne!  



Champagne, precisamente significa Champagne Francesa! Um vinho especial, produzida através de um metodo especial, com uvas específicas de uma região geográfica determinada. A região de Champagne fica ao leste de Paris, mais precisamente nos municípios de Reims, Epernay e Chalons. Na região de Montagne de Reims usam a uva Pinot Noir criada em terreno montanhoso. Em Epernay usam o Pinot Noir criada a beira dos rios. Em Cote dês Blancs usam mais a uva Chadonnay de características finérrimas e delicadas.

As Champagnes são praticamente sempre uma mistura de colheitas, fruto de intercomercio entre os fabricantes. Raro é uma champagne pura, e isso inclui as “Vintage” (anos muito bons de colheta e uvas bem maturadas com quantidade de sol/dias perfeito.

Há um comitê regulador de champagne que determina as regras de colocar “Vintage” no rotulo. Assim, podemos comprar um Champagne Vintage tipo 1990 e esse vinho ainda ter safra 1991 e 1989 dentro da garrafa. Claro que em quantidades pequenas, mas tem! Para ser Vintage, o produtor tem que quardar o produto por 3 anos ou mais, isso é lei.

Na produção de Champagne, como disse acima, utiliza-se as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e a Chadonnay e todos os outros tipos são exluidos. Estas uvas são vermelhas escuras e quando pisoteadas formam um mosto (caldo) branco. Em casos mais raros dão um caldo avermelhados do tipo rosé.

O caldo é moussificado e se acrescenta 94g de açúcar para um galão de caldo. No processo de fermentação o gás carbônico dentro da garrafa chega á 6 atmosferas e fermento é acrescido ao caldo, a garrafa é fechada e colocada na “estante” (Pupitres) com a parte de cima inclinada para baixo. A garrafa é “mexida” diáriamente por meses. 

O objetivo desse método é tirar os resíduos da garrafa pelo método de “Dégorgement”. A parte da rolha é congelada e em seguida a rolha é retirada. Pela pressão interna os resíduos são expelidos e a garrafa é novamente vedada, mas não sem ter sido completada com ou vinho mais velho, ou aguardente de vinho com uma quantidade específica de açúcar. A champagne Brut tem nada mais que 1 ½ % de açúcar e os Sec ou Dry chegam a ter até 4% de açúcar.  O vinho é guardado e comercializado em larga escala pelo mundo afora.

Pelo método de fabricar champange, fica claro que o planeta inteiro produz os “similares”, guardando as devidas proporções. Nada substitui uma champagne francesa e eles protegem a marca com unhas e dentes.
Das marcas mais famosas temos o Möet & Chandon, Bollinger, Taittinger, Krug, Veuve Clicqot, Piper-Heidsieck, Perrier Jouet, e Mumm e claro o famoso Dom Perignon.

Uma garrafa de Möet Chandon Brut Rose sai por algo em torno de 120 reais. Mas vale a pena, um Dom Perignon 2002 sai por 250 reais. Sim, é vintage e vale cada centavo! A Veuve Clicqot Brut 1998 (Grand Dame) sai já por uns 360 Reais. E sinceramente? Prefiro gastar isso no Louis de Roederer Cristal Brut. O Krug VIntage Brut sai pela bagatela de 900 Reais, mas é um vintage 1996. Precisa dizer mais nada.  O “Top de Linha” e o mais consumido entre que tem como arcar com as despesas vem o Louis De Roederer Cristal Magnum. algo em torno de 1200 Reais.

Se a grana ta curta, podemos sempre recorrer aos “espumantes” chilenos, variam de preço entre 30 e 150 Reais e, bem, até que gosto deles.

(Nota da Velvet: Um brinde mais que especial ao Doc Lunar, que, generoso como poucos, divide conosco seus conhecimentos, e com muita alegria. Beijo, Doc! Que tenhamos muitos brindes em 2011!)

4 comentários:

  1. Prá quem se mete a tomar vinho, essa lições são mais que bem-vindas.
    E eu ando com uns "especialistas" ...

    ResponderEliminar
  2. Que nada amigo, sou apenas um curioso. Meus pais e meus avôs eram "feras" no assunto. Porisso é que tenho um pouco de conhecimento, e uma baita biblioteca a respeito. :)
    Feliz 2011 Á todos.

    Lunar

    ResponderEliminar
  3. marcia190701/01/11, 02:11

    feliz ano novo!
    beijim geral
    e que esta turma do bem permaneça unida em 2011

    ResponderEliminar
  4. Sandra Sallee01/01/11, 20:13

    Cheers !!!!!!!!!
    Thanks Doc !!!!!
    Os amigos estao consumindo o produto por precos exorbitantes .
    Olha que nossos produtos etilicos por aqui sao super taxados e eu consegui comprar a deliciosa Crystal ( nao abro mao desde que consumi pela primeira vez ha uns 2 anos ) por 120$ . Achava que estava pagando caro ...
    Mas so bebo em ocasioes especiais .
    Nas outras ocasioes , vou de Chandon mesmo , pela qual pago $ 18 Feliz 2011 !!!
    Cheers !!!!!

    ResponderEliminar