FIM DE TARDE


"Estão todas as verdades
À espera em todas as coisas:
Não apressam o próprio nascimento
Nem a ele se opõem;

Não carecem do fórceps do obstetra,
E para mim a menos significante
É grande como todas.
Que pode haver de maior ou menor do que um toque?

Sermões e lógicas jamais convencem;
O peso da noite cala bem mais fundo em minha alma
Só o que se prova a qualquer homem ou mulher, é o que é; 
Só o que ninguém pode negar, é o que é.

Um minuto e uma gota de mim
Tranqüilizam o meu cérebro:
Eu acredito que torrões de barro
Podem vir a ser lâmpadas e amantes;

Que um manual de manuais é a carne
De um homem ou de uma mulher;
E que num ápice ou numa flor
Está o sentimento de um pelo outro,

E hão de ramificar-se ao infinito,
A começar daí­,
Até que essa lição venha a ser de todos,
E um e todos possam nos deleitar

E nós a eles."

(Walt Whitman)

Comentários

  1. Velvet, que brilho esses versos, hein? Maravilhosos. Walt Whitman, grande poeta americano!

    Deixo para você, estes outros versos dele. Delicie-se:

    "Esta manhã, antes do alvorecer, subi numa colina para admirar o céu povoado,
    E disse à minha alma: Quando abarcarmos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
    E minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho."

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo brilho do verso enviado. Voltem, visitem, e comentem sempre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares