segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

UMA CIDADE PROTEGIDA PELO CRISTO E PELO CACIQUE



O Rio tem coisas que só o carioca entende e aceita. E nisto vai apenas uma constatação sem qualquer juízo de valor. Tive uma confirmação disto frente ao espanto de um gaúcho que me segue no twitter, quando narrei o fato de a prefeitura do Rio ter há 10 anos um “contrato” com o Cacique Cobra Coral, para que em determinadas datas não chova na cidade. Ao gaúcho, depois de se engasgar com o chimarrão, só restou dizer, ok com direito a vários rs...


Bom, se você é um daqueles que não sabia, me deixe tentar explicar. A Fundação Cacique Cobra Coral é uma entidade especializada em fenômenos climáticos. Há uns dez anos, após muitas chuvas no fim-de-ano do Rio, ela ela entrou em contatou o prefeito Cesar Maia (quem mais poderia ser?) e fez um “contrato” com ele. Nunca houve recebimento de dinheiro. A entidade “protege “o Rio contra chuvas na hora da virada do Ano Novo e em troca, a prefeitura faz trabalho de prevenção contra as consequências da chuva.

Sim, só no Brasil se precisa da pressão de uma entidade esotérica para que a prefeitura cumpra com sua obrigação. Bom, deixando esse detalhe político- administrativo de lado, o fato é que uma das ações de Eduardo Paes, assim que chegou a prefeitura, foi “romper” o contrato. Alguns temporais depois, o prefeito voltou atrás. E o cacique Cobra Coral foi recontratado.

Agora leio nos jornais que o Cacique anunciou que não protegerá a cidade neste fim-de-ano. O motivo: a prefeitura não enviou o último relatório trimestral (relativo a julho/setembro) relativos às ações de desentupimentos de bueiros, limpezas e dragagens de rios e contenção de encostas. Imediatamente o gabinete de Eduardo Paes correu para explicar que havia enviado sim. Admitiu que o fez fora do prazo, e pediu que a entidade relevasse o atraso.

Ainda não foi publicada a resposta do Cacique. Mas, amante do Rio, espero que ele perdoe. Vocês que não moram no Rio e, portanto, não conhecem esse estranho e às vezes surrealista universo carioca, ou são racionais demais, (viu BSchopenhauer?) podem rir, debochar e até soltar um tst,tst, tst, mas o fato é que há 10 anos não chove no reveillon do Rio. Pode chover durante à tarde, ou na madrugada do dia primeiro de janeiro. Mas, à meia-noite não cai um pingo sequer para atrapalhar a maravilha dos fogos de artifícios...

Yo no credo em las brujas pero...

...Acho que seria uma boa idéia que os governos de outros estados, municípios e federal fizessem contrato com entidades como o da Cobra Coral. Já imaginaram? Cobra Coral para que houvesse investimentos em prevenções de desastres naturais, “Cobra Cascavel” para que houvesse investimentos em educação, “Cobra Jararaca” para saneamento, “Cobra Sucuri” para segurança...

Feliz ano-novo a todos!

(Artigo da jornalista "carioca" Mirtes Guimarães, que nasceu mineira. Leia, da autora, Tardes Cariocas.)

13 comentários:

  1. A união de um caráter cômico à seriedade do tema, fazem desse artigo uma excelente peça de jornalismo. Adorei.

    ResponderEliminar
  2. JotaCe201027/12/10, 15:56

    A carioca mineirinha que tem seu style! Feliz Ano Novo Marcinha2011

    ResponderEliminar
  3. Ainda acho que o paes via muito comandos em ação e por isso essa briga com a fundação COBRA coral....

    alguém sabe que tipo de cobra é predador de moluscos marinhos da classe cephalopoda?

    ResponderEliminar
  4. marcia190727/12/10, 16:29

    apesar da piadinha infame na primeira frase, até q a pergunta do roguim tem razão de ser.
    alguém sabe a resposta?
    cadê o bschopenhauer para responder a tão profunda questão? (rs)

    ResponderEliminar
  5. Márcia
    Aqui em SC também há um contrato com a Fundação Cacique Cobra Coral, o primeiro foi depois das enchentes dos anos 80...Quando desfizeram deram-se as enchentes de dois anos atrás...Agora, refizeram... Foi o que eu soube!
    Ainda bem!

    Beijocas
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Hilda Regina Medeiros27/12/10, 17:04

    Quando precisarem se uma COBRA ONÇA, estou ás ordens!
    O problema é que eu só CAÇO CORRUPTO!
    Voltando ao surreal! Uma amazônida como eu entende perfeitamente o PODER DA NATUREZA!
    Tem coisas que so ANIMAIS podem fazer por voce [em todos os aspecto]
    Adorei o texto, prima! E acompanhei os diálogos tuiteiros.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijosssssssssssssss

    ResponderEliminar
  7. Minha amiga arrebentou no artigo. Amei! Só sugeriria aumentar o "poder de pressão" do Cobra Coral nos relatórios à respeito de educação, saúde e educação. Pisou na bola, tome água!

    ResponderEliminar
  8. marcia190727/12/10, 19:13

    tá vendo gente, até SC já conhece os poderes da cobra coral...(rs)

    ResponderEliminar
  9. Gosto tanto de chuva - e quase nada dessas festas com grandes aglomerações populares - que nem me recordo qual ocasião em que desejei que não chovesse.

    Quando era jovenzinha, adorava tomar chuva, principalmente na volta da escola. Até hoje, não tenho o hábito de usar guarda-chuva. Quando saio do trabalho, se estiver chovendo, só tiro as sandálias (Ave Maria, couro não se molha) e lá vou eu, na chuva, até o carro. Como não uso chapinha no cabelo, nem ligo...hehehe.

    Mas entendo muito bem o que representa isso para o carioca. Lá na roça, no entanto, a chuva cai tão gostosa...

    ResponderEliminar
  10. Mesmo com acordo com a prefeitura rompido, Cacique Cobra Coral garante tempo bom no show de Roberto Carlos e no réveillon
    25/12 às 09h02 Luiz Ernesto Magalhães


    RIO - A médium Adelaide Scritori da Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC), que afirma ter capacidade de controlar o tempo, anunciou neste sábado de Natal que atuará não apenas no réveillon mas também no show de Roberto Carlos que será realizado esta noite, na Praia de Copacabana. Ela disse que, independentemente do término do acordo com a prefeitura, vai garantir o tempo bom. A fundação decidiu romper unilateralmente o contrato de consultoria porque o governo municipal deixou de enviar, em outubro, relatórios informando que medidas foram adotadas este ano para tentar minimizar efeitos das chuvas:
    - Pelo que o alcaide tem feito pela cidade, seus créditos perante a FCCC são maiores que seus débitos. Por isso o Rio não ficará desamparado. Estou retornando para São Paulo, e à tarde estarei no Rio para garantir o show do Rei - disse Adelaide, em e-mail enviado de Porto Alegre ao GLOBO.

    ResponderEliminar
  11. marcia190727/12/10, 21:07

    uau, agradeço ao anônimo q deu a informação.
    eu da mesma maneira que a regina adoro chuva, mas se puder cair meia-hora após os fogos, tá ótimo.

    ResponderEliminar
  12. Ótimo artigo!
    Essas festas megalomaníacas combinam bem com o Brasil, de "boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar."

    ResponderEliminar
  13. Querida amiga,

    Parabéns pelo seu texto, dificil acreditar que o Rio está nas mãos do Cobra Coral, mas como vc mesmo disse, tem coisas que só o carioca entende. Que tal uma cobra sucuri em Brasilia, para engolir todos aqueles corruptos? Cobra adora engolir sapos, quem sabe uma vai´lá e engole o sapo barbudo. kkkkkkkk

    ResponderEliminar