terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ROCK N' ROLL, UMA HISTÓRIA - EPISÓDIO I

Confesso que o assunto me assusta um pouco, porque escrever sobre Rock e a história do Rock é com certeza um convite a cometer injustiças e erros. O rock n’ roll é muito mais do que só um gênero musical, é atitude, estilo de vida e tem toda uma industria bilionária em volta dele. Mas vamos nós!  Lunarscape



“Funciona assim: pegue qualquer melodia seja ela qual for, 
Beethoven ou música Havaiana, toque na guitarra, adicione baixo e bateria 
e as pessoas chamarão de Rock ‘n’ Roll.” (Frank Zappa)


O gênero Rock n’ Roll tem alguns “pais” ainda sem definição exata de quem fez o primeiro rock de verdade. Uns creditam o primeiro rock na conta do Sr. Antoine “Fats” Domino, um pianista de boogie woggie, de New Orleans (já falei dele na série sobre Blues - link no final deste). Ele lançou em 1949 o single “The Fat Man” e é por muitos considerado o primeiro rock de verdade. 

Quem inventou o termo “rock n’ roll” foi um disc jockey de Cleveland, Alan Freed. Esse tinha um programa de rádio onde ele tocava musica de negros para adolecentes brancos. O programa dele se chamava “The Moondog Rock n’ Roll Party” e o fazia com um entusiasmo contagiante. 


(O simpaticíssimo Domino cantando Fat Man)

Pouco depois(1951) o Ike Turner lança o “Rockett 88” o que definitivamente era rock n’ roll puro. O Gunter Lee Carr aparece na televisão lançando uma nova dança: “We’re Gonna Rock” e a história pegou. 

A industria fonográfica entendeu que a nova musica era criada por negros e tentava explorar o gênero com músicos brancos. Bill Haley and The Comets foi lançado na frente e o sucesso do Bill Haley provou que havia um mercado enorme para esse tipo de música e procurava, desesperadamente, novos músicos que pudessem tocar rock n’ roll. 

Nos anos pós Segunda Grande Guerra os EUA experimentavam o Baby Boom onde a economia bombava, a industria á mil por hora, vê o consumo explodindo. Porém ainda era um pais segregado e haviam problemas a serem sanados nesse particular. O fundador da Sun Records de Memphis disse: “Se eu achar um branco que toque musica com o “feeling” do Negro, fico milionário em pouco tempo”.

(Ike Turner Rockett 88)

(Continua...)

Arquivo: Veja aqui todos os post da série BLUES, UMA HISTÓRIA DIFERENTE

1 comentário:

  1. marcia190722/02/11, 17:54

    pô, legal, a novela parou na hora da entrada do elvis... (rs)
    quando será o próximo capítulo?

    ResponderEliminar