domingo, 6 de março de 2011

ROCK N' ROLL, UMA HISTÓRIA - EPISÓDIO IX



"O Punk Rock está morto... E eu matei o maldito." Billie Joe Armstrong
Enquanto isso, o bom e velho rock se mantinha com o surgimento de centenas de bandas inglesas e americanas. As paradas de sucesso eram abastecidas pelo Rod Stewart, Thin Lizzy, Rolling Stones, Paul McCartny, Lennon, ambos já fora dos Beatles.
O Joey Ramone foi, sem dúvidas, um dos roqueiros mais inteligentes que apareceu no cenário mundial. Nerd e rejeitado na escola, conseguiu ser o símbolo sexual maior, depois do Elvis, nos EUA. Praticamente toda teenager nos EUA tinha o pôster do Joey atrás da porta do guarda roupas, para o imenso desespero das mães! Os Ramones ostentam até 10 anos após a morte do Joey, o titulo de a maior banda de punk em termos de fãs, discos vendidos e shows realizados.
As mortes do Hendrix, Jim Morrison (do The Doors) e da Janis Joplin jogou um balde de água fria no rock americano. Rei morto Rei posto, o rock guinou para o folk pop com Crosby Still Nash & Young e surge uma modalidade nova do rock: o Southern Rock. O Southern rock é um rock com elementos blues, folk e rock pesado. Sem dúvida, o Almann Brothers Band é o maior representante desse gênero. Pouco depois surge o Lynard Skynard, Charlie Daniels Band e logo vieram muitos outros. O gênero é  cultuado até hoje nos EUA.
Com o advento dos filmes documentários “Gimme Shelter” dos Rolling Stones, e “Let The Good Times Roll”, o rock velho tem um revival por volta de 73-74 e se sustenta como gênero consumível.
Um gênero que sempre ficou ali no underground mas com aparições de estrela da companhia era o Heavy Metal. Odiado por muitos e amado por tantos outros, o Heavy nasce, sem sombra de dúvidas, na guitarra do Tommy Iommy, líder do Black Sabbath. Logo em seguida vem o Deep Purple e o Uriah Heep, todas bandas inglesas. O heavy nada mais é do que blues tocado em potência máxima e às vezes, mais acelerado. 
Com a vinda do Led Zeppelin dos geniais Jimmy Page (ex-Yardbirds) e o Robert Plant, o vasto mercado se abre e essas 4 bandas dominam a cena do rock pesado por praticamente 10 anos. O ícone-mor do gênero, Ozzy Osbourne, sai do Sabbath em 78 para seguir carreira solo. O John Bonham, do Led Zeppelin, morre em 79 após ingerir 3 garrafas de vodka e se afogar no próprio vômito. O Richie Blacmore deixa o Deep Purple e o Ken Hensley sai do Uriah Heep. Assim, nas portas da década de 80, os fãs do Heavy se vêem meio que viúvas. Não fossem as bandas Iron Maiden, Judas Priest, Metallica e principalmente o Guns n Roses, o gênero teria caído no ostracismo.
O Tommy Iommy tinha uma banda de escola, chamada Earth. Um dia um rapaz mais novo (três séries abaixo do pessoal do Earth) chega no Tommy e diz: "aí, amigo, deixa cantar para a sua banda?" O Tommy disse não. Meses após meses o rapaz implorava para cantar no Earth e um dia o Tommy deu a chance ao rapaz. Sucesso total. O nome do rapaz? Ozzy Osbourne!
O Tommy Iommy resolve atenter a um anúncio de uma banda que procurava um guitarrista. Os testes eram no centro de Londres e o Tommy avisou ao pessoal do Earth: "Aí, galera, acabou a banda, vou fazer teste numa banda profissional de Londres!" O Tommy fez o teste às 5 da tarde e foi informado que o emprego era dele. Dispensaram os 200 candidatos presentes e o Tommy feliz perguntou quando eram os ensaios. O dono da banda disse: "Amigo, ensaiamos das 8 da manhã até meio dia. Tiramos uma hora para almoço e depois ensaiamos até as 4 da tarde." A banda em questão era o Jetro Tull do Ian Anderson. O Tommy disse: "Lamento, eu só acordo as 12 horas! Isso não é para mim". Ligou para o Butler e disse: reforma a nossa banda, vou voltar. Voltaram com o Ozzy no vocal, e mudaram o nome para Black Sabbath. Hoje o Black Sabbath atende pelo nome de Heaven & Hell.
Falar do Nirvana, do “Grunge” de Seattle, Pearl Jam, é apenas repetir fórmulas.
(Continua....)


Lunarscape


2 comentários:

  1. Jorge Atakardiac07/03/11, 14:06

    A chegada de Young ao trio já popular completou um grupo que ganhou o mundo inteiro com Judy e Teach you children. A vola de Stills era a alma.

    Li em algum lugar que Stephen Stills, o gde músico realmente desse grupo, foi rejeitado para os Monkeys por que tinha dentes amarelos. Lembrando que o batera desses mokeys foi o mini astro do velhão rin tin tin. Uma bandinha jacutinga que fez sucesso com clips algo pioneiros certo?

    O Rockão americano ainda nos traria ótimass contribuições de Johnny Winter (que logo iria para um longo rehab), Leslie West e seu Mountain e uma certa banda com altos gigatons de som: Grand Funk Railroad. Teve outras ainda James Gang, Rare Earth, Credence, Chicago mas sem o mesmo carisma e já debandando do rockão raíz.

    Aí chegamos ao Alman Bros de Duane, realmente um outro rock da mais alta qualidade. In memory of Elizabth Reed foi a primaira múscia que ouvi. Estava jogando sinuca no Costa Brava. Terá sido a maior banda norte americana pós Hendrix Lunar?

    Confesso que acompanhei a cena do rock até aí. Gostaria só de voltar rapidamente ao progressivo para fazer referencia ao King Crimson de Fripp. Lake e Anderson cantaram com eles. E o Brufford me parece que participou do Peoria depois de sair do Yes.

    Maravilha de aulas, até do Costa Bravame lembrei rs rs.

    tks tks tks.

    ResponderEliminar
  2. sandra sallee07/03/11, 14:19

    Hi DoctorRockStar !!!
    Amando ouvir os AlmanBrothers!!! eles vivem aqui pelo Sul e me trazem belissimas memorias pq foi num concerto deles no Tabernacle que eu conheci meu amado marido . Somos fans ...vc conhece um carinha chamado Derek Truck ? ele e jovem , mas queridissimo aqui na Georgia e consagrado no Blues .
    Claro que vc conhece !!!!!
    O menino e jovem e tem Historia ...
    to amando suas estorias ...
    Abracos carnavalescos !!!!

    ResponderEliminar