sábado, 2 de abril de 2011

"A ANATOMIA DO VALERIODUTO": MENSALÃO SEM RETICÊNCIAS


O Brasil amanheceu, neste sábado, lendo A ANATOMIA DO VALERIODUTO, publicada na Revista Época, sob a assinatura de Diego Escoteguy e equipe. É o relatório final da Polícia Federal sobre o mensalão, que desde 2005 é negado por Looola, Zé Dirceu e todos os envolvidos no esquema de corrupção. O relatório está na mesa do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, que o remeterá para o STF.

Trata-se de uma radiografia do caso, mesmo, e joga luzes em passagens não explicadas  na ocasião. Traz, ainda, novas revelações, novos nomes envolvidos. Retira, desse modo, as reticências que existiam nesse que é, senão o maior, um dos piores escândalos de corrupção no Brasil. Li e reli e acredito que seja uma reportagem que entrará para a história. Ao mesmo tempo, temo que não passe disso: história. 

Acabam as reticências, mas não vislumbro ponto final. Só encontro pontos de interrogação. Perguntas, muitas perguntas. Qual o destino dessas revelações? Como procederá o STF, que uso fará desse relatório?  E, principalmente, como agirá o desgoverno dilmista, herdeiro do trono de Looola,  diante disso tudo? Será que essa publicação terá o efeito de fogo na capoeira, aquele que faz a cobra sair da toca e se mostrar? Como agirão esses personagens, entranhados no alto comando da República Popular do Chiqueiro, e quais as consequências dessas ações - que serão no submundo em que estão acostumados a trafegar -  para o país? Estaremos vivos para assistir a conclusão disso ou só nossos netos verão o ponto final desse escândalo? 

A reportagem da Revista Época trouxe o mensalão de volta para o centro da sala. Vai continuar ali ou o restante da imprensa genuflexa ajudará o desgoverno a varrer, novamente, para debaixo do tapete? E os nossos representantes, aqueles, que esperamos que façam oposição ao desgoverno, preciso perguntar como reagirão? Aliás, eles reagirão?

Eu acumulo dúvidas, e confesso, zero de esperança de que haja alguma punição efetiva para qualquer um dos envolvidos. De certeza, só carrego uma: os 'progressistas' da esgotosfera petralha (pagos com o seu, o meu, o nosso dinheirinho via cofres do estado) já, já "promovem" Diego Escoteguy a presidente do PIG.

1 comentário: