CAI A NOITE


"...por nada menos que tu
Teria eu interrompido este sonho feliz:
Era um tema
Para a razão, demasiado forte para fantasia.
Portanto, sabiamente, me acordaste; porém
O meu sonho não terminou, continuou contigo.
És tão verdadeira que bastam os pensamentos de ti
Para tornar sonhos realidade, fábulas em história.
Vem a meus braços, pois se pensaste ser melhor
Que não sonhasse todo o meu sonho, concretizemos o resto.

Como o relâmpago, ou a luz da vela,
Teus olhos, e não o teu ruído, me acordaram;
Porém pensei que eras
(Tu que amas a verdade) um Anjo — à primeira vista.
Mas quando vi que vias o meu coração
E os meus pensamentos, para além da arte do anjo,
Como sabias do meu sonho, como sabias quando
O excesso de gozo me acordaria, e então vieste,
Devo confessar que no mínimo, seria
Ultrajante, pensar-te outra coisa que não tu.
Vindo e ficando mostrou-me que tu és tu.

Mas o levantares-te faz-me duvidar, e temo agora
Que tu já não sejas tu.
E fraco o amor quando o medo é tão forte como ele;
Não é todo espírito puro e corajoso
Se mistura tem de medo, vergonha, ou honra.
Talvez como os fachos que, já preparados,
Os homens acendem e apagam, me trates tu:
Vieste para inflamar, partiste para voltar. Então
Sonharei esse desejo outra vez, senão desfaleceria."

(John Donne)

Comentários

  1. You did not come,
    And marching Time drew on, and wore me numb,—
    Yet less for loss of your dear presence there
    Than that I thus found lacking in your make
    That high compassion which can overbear
    Reluctance for pure lovingkindness’ sake
    Grieved I, when, as the hope-hour stroked its sum,
    You did not come.

    You love not me,
    And love alone can lend you loyalty;
    –I know and knew it. But, unto the store
    Of human deeds divine in all but name,
    Was it not worth a little hour or more
    To add yet this: Once you, a woman, came
    To soothe a time-torn man; even though it be
    You love not me?

    ResponderEliminar
  2. "Don't audit life. Show up and make the most of it now.... Get outside every day. Miracles are waiting everywhere."

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares