terça-feira, 19 de abril de 2011

CANSAR: VERBO TRANSITIVO DIRETO, INDIRETO E INTRANSITIVO

O assunto, logo pela manhã, foi como nos cansamos destepaiz. 
Um lugar que parece um buraco negro no universo, onde tudo é sugado para seu centro, representado pelo estado, e desaparece. Surreal.


A imprensa tem mostrado, sistematicamente, os problemas na saúde. Nada além do que qualquer um que precise do SUS não saiba, há tempos. Mas até ano passado, essas notícias eram mais camufladas, exceto quando um caso altamente escandaloso surgia. Hoje, em todos os jornais locais e nacionais, vê-se, diariamente, pelo menos um "caso de descaso" nos hospitais. Gente morrendo por falta de atendimento é corriqueiro. 

Não sai da mídia, há alguns dias, o diagnóstico dos aeroportos Brasil afora. O desgoverno das Trevas I e II, do Expirado, catapultou o crédito fácil e proporcionou às classes C e D acesso abundante às viagens aéreas. Só se esqueceu de prover o país de infra-estrutura adequada... Teto caindo nos aeroportos virou moda, como em São Luís (MA) e Goiânia (GO), isso dito só para não alongarmos muito essa conversa.

O tal do PAC, que emPACado sempre foi, piorou. Parou de vez, e nos poucos canteiros de obras do tal programa, os problemas trabalhistas, de segurança e todos os outros de praxe, como atrasos de cronograma e investigações de suspeita de sobrepreço e desvio de recursos fazem parte do pacote. É inerente.

Combustíveis subindo - em Brasília, essa semana, chega a R$ 3,04 o litro da gasolina - e os perdidos ministros do desgoverno passam Mantega na cara para dizer, com a tez brilhando, que não há aumento. O dólar despenca, e até o próprio amanteigado ministro já desistiu de tentar segurar a cotação no gogó. O chororô do desgoverno é por cortes de investimentos, pois, segundo os seus competentíssimos técnicos, não há recursos para nada. A arrecadação, no entanto, bate novo recorde: R$ 70,984 bilhões em março, quase 10% acima do que foi arrecadado no mesmo mês em 2010. 

E ela, a Querida Inflação de Estimação, batendo a casa dos 7%. Nem precisa falar que os juros subirão essa semana, na reunião do Copom. 

Eu, que já cansei de mim, também me cansei destepaiz. Só não podemos reclamar, porque o marketing do comportamento não deixa: não é politicamente correto. Né? (Velvet)


Há ocasiões em que o Brasil parece não mais existir, e o seu organismo já foi transformado todo pelos "alienígenas" destepaiz. Estou cansado destepaiz, porque, a mim, "esteparaizo" na terra é insuportável, é causae mortis de neurônios. 

O desgoverno da Idade das Trevas cansou do avião sucatão. Comprou, com o nosso dinheiro, um TOP dos céus! Cansou da oposição mambembe: transformou-a em desoposição responsável. Cansou dos pobres. Transformou-os todos em órgãos desgovernamentais. Cansou das elites envergonhadas. Transformou-as em elites miseráveis.

O desgoverno da Idade das Trevas cansou da falta de crescimento. Transformou-a em inflação descontrolada.  Surpresa!?: o fictício corte de despesas do desgoverno destepaiz torna-se realidade justamente no combate ao tráfico. E segue insistindo no trem-bala. Cena lúgubre: trem-bala passando no meio de favelas, detritos, crimes, miséria; e a gente miserável sorri, feliz, mostrando o único dente.

O desgoverno da Idade das Trevas cansou dos problemas destepaiz. Transformou-os todos em problemas nossos. Estou cansado destepaiz! (BSchopenhauer)


Arquivo:

6 comentários:

  1. Essa insatisfação só tende a crescer, pena que a inércia é proporcional.

    Ótimo texto.

    ResponderEliminar
  2. Tá difícil!Está mto difícil!
    Se não fosse a internet, nós não saberíamos de todo o resto de mazelas que está acontecendo no país!

    Vcs perceberam que nenhum jornal da "gde Mídia" esticou o assunto da Veja,o caso do Lulla,teixeira,STJcom o ministro Astof?

    Por que será que estão todos caladinhos?
    São coniventes? Ou não querem perder as verbas publicitárias do governo? Aff!

    Por isso que sinto que está mto difícil!Parece que não temos mais por onde escapar dessa ditadura encabeçada por ignorantes e ambiciosos!E o povão DORME!

    ResponderEliminar
  3. marcia190719/04/11, 19:14

    eu não sei se estou mais cansada dos políticos ou do povo que se acha esperto e vota em que lhe dá algo em troca.

    ResponderEliminar
  4. Marcinha, a minha melhor definição é cansada de respirar...

    ResponderEliminar
  5. Dr Evil, como e mais impaciente do que a grande maioria das pessoas, cansou ha muito tempo. E caiu fora antes de morrer louco.

    ResponderEliminar
  6. Repito o que já teclei por aí: o que incomoda e a sensação de impotência e olhar pros dois lados e não ter em quem se apoiar prá seguir na luta. Poucas são as vozes realmente de destaque e de alcance nacional que se integram nessa luta.

    ResponderEliminar