domingo, 5 de junho de 2011

OS VERMELHOS DO BEM


O Corpo de Bombeiros é a instituição estadual em que o cidadão mais confia. Pode ser o tipo de governo que for, pode ser o governador que for que nada interfere na relação de respeito e carinho de uma cidade com o seu Corpo de Bombeiros. Agora acho que no Rio, até por conta de sua geografia e peculiaridade, esta relação é mais íntima.
Basta a criança começar a compreender o mundo que, ao ir à praia, o responsável apontará para aquele homem de camiseta vermelha e dirá: "se você se perder vá até o posto da salva-vida e peça ajuda”. Mas tarde, já se achando um “peixe” certamente levará uma bronca dele por estar na “arrebentação”. Muito carioca teve um salva-vida como primeiro instrutor de natação. Além deste lado humano, não podemos esquecer que os bombeiros dos Grupamentos Marítimos do Rio são considerados os melhores do mundo pelo alto índice de salvamentos e baixíssimo de vítimas fatais.

Por mais que os demagogos reclamem quando a imprensa internacional cita isto, a verdade é que no Rio há sim a possibilidade de você topar com animais silvestres ou, muitas vezes, os animais toparem com você. E adivinha quem retira mico, jacaré, cobra, gambá, gavião, capivara e outras espécies de dentro das casas? É a mesma pessoa que depois de seu pedido de socorro, irá resgatá-lo de dentro da Floresta da Tijuca, do Parque do Medanha ou das pedras do Pão de Açúcar, Cristo ou da Pedra da Gávea em uma escalada mal planejada. Até algum tempo até podar árvores era função dos bombeiros.

Além disto, o Rio tem um histórico de grandes enchentes com tragédias ainda maiores. Há cicatrizes não só na alma como também nos morros. Água deslizando das montanhas como cachoeiras, lama descendo das encostas e ambas levando junto vidas são imagens que, em menor ou maior escala o carioca, independente da idade, já presenciou. E claro que em cada uma das vezes que isto ocorreu, lá estavam os bombeiros não só trabalhando mais também se solidarizando e chorando com a população.

E não podemos esquecer o óbvio: que entre uma e outra ação descrita acima, os Bombeiros também apagam incêndios. Alguém pode até lembrar que eles são pagos para isto e, portanto, não fazem mais do que obrigação. A questão é que eles são mais do que bons profissionais. Eles sofrem e riem com o carioca e por isto ele não é visto como um profissional. Ele é o melhor amigo da cidade.

Por isso, no sábado, dia 4, a cidade ficou chocada com a violência e truculência com que eles foram tratados. Pode-se até discutir a invasão ao QG Central. Mas nada dá o direito de deixarem eles mais de 12 horas sem comida, mal acomodados e sem acesso a advogados. E o pior de tudo, não há como aceitar a maneira como o governador os classificou. Chamá-los de vândalos e tratá-los como o Estado não trata criminoso algum foi das coisas mais deprimentes e revoltantes que a cidade já presenciou. O Rio e seu melhor amigo não mereciam isto.

Mirtes Guimarães, jornalista mineiroca, traz o cotidiano do Rio de Janeiro para o Veneno.

Arquivo:

16 comentários:

  1. Exatamente, concordo com a opinião da Jornalista que foi sábia nas suas palavras!
    Não, eles não mereciam isto não!
    Estou solidário com estes heróis muitas vezes anônimos.
    Que os Bombeiros da Cidade Maravilhosa se recuperem deste lamentável episódio e que recebam as devidas atenções das autoridades!
    Adauto Neves
    Professor (apos) da Rede Pública de SP

    ResponderEliminar
  2. Se Wally fosse macho o suficiente chamava o crápula do Garotinho e decidiriam suas diferenças numa arena até que só sobrasse um homem (???) como se fazia nos tempos dos grandes guerreiros; e deixava os bombeiros em paz.

    ResponderEliminar
  3. Marcia os bombeiros do RJ sao verdadeiros super-homens... escalam, nadam, apagam fogo...

    Muitas vezes corro perto de um pelotao deles, antes das seis da manha... e uma vida dura e ainda tem o quartel. Ja tomei bronca de salva vida, ja os chamei para tirar mico do fio de alta-tensao... eles sempre foram impecaveis. Viva os vermelhos Bombeiros

    ResponderEliminar
  4. Crivellari_mg05/06/11, 16:49

    Sabias palavras Marcinha !!
    Lindo texto que refletiu o sentimento de muitos Brasileiros.

    ResponderEliminar
  5. Cada vez mais me orgulho da corporação Bombeiros Militares e desprezo o arrogante governador. Soltem os BMs que agiram em estado de necessidade; prendam o governador por crime de responsabilidade, pois, mal conduzinho o processo, atenta contra a segurança interna do estado do RJ.

    ResponderEliminar
  6. Eu queria ver o Gov. Sérgio Cabral "engrossando" com os traficantes, as milícias e policiais corruptos do Rio e não com os Bombeiros, heróis que ganham uma miséria e são tratados como bandidos.

    ResponderEliminar
  7. Amiga, muito oportuno o texto. A população está indignada com o tratamento dado pelo governo aos bombeiros. Estamos assistindo a um ato de mesquinharia e sordidez indescritíveis. Fácil, pra quem tem tudo, quem não corre riscos de vida pelo povo, quem tem de tudo para comer. Que raiva que dá!

    ResponderEliminar
  8. Publiquei seu texto! Topa parceria de links?

    ResponderEliminar
  9. gente, estou emocionada: o texto foi parar num blog chamado Bombeiros do Brasil.http://www.bombeirosdobrasil.com/2011/06/os-vermelhos-do-bem.html

    mal acreditei quando eles pediram autorização via tweeter. quem puder visite o blog para dar apoio.

    ResponderEliminar
  10. Eu me sinto indignada vendo que o GOVERNADOR manda prender 439 Heróis e deixa a cidade a mercê de bandidos. Ficaria lindo GOVERNADOR era a população ter visto O BOPE pegar todos aqueles bandidos que o mundo inteiro viu escapando do Alemão. Seria aplaudido Governador se esses ônibus lotados de Heróis estivessem lotados de Bandidos. São Homens honrados que usam a coragem e arriscam suas próprias vidas por R$ 950,00. Isso é uma vergonha. E agora Governador? Seu tempo se esgota e você acha que o Rio de Janeiro vai te eleger? Um diálogo com os Bombeiros presos uma punição tudo bem, mas fazer de 439 famílias novos criminosos do Rio de Janeiro? Governador, o aumento salarial dos POLÍTICOS foi de 63%, carro para ser comprado em quase 70.000,00. Quem não fica triste vendo sua realidade estampada em frente suas famílias? E se fosse você no lugar deles? O que faria? Na Ditadura pessoas que fizeram muitas coisas e hoje ocupam um poder maior. Mas estavam lutando por um Brasil melhor. Eu estou ao lado dos BOMBEIROS que para mim são os melhores do Rio e ainda confio. Sendo assim, aumente o salário dos Bombeiros que é o menor do Brasil e resolva a questão dos 439 que não são bandidos e se encontram presos. O que dirá hoje uma criança que sempre diz querer ser Bombeiro? Quando crescer não quero ser mais bombeiro porque mandam prender a gente. E aqui fica meu Protesto a favor dos SOS BOMBEIROS.

    ResponderEliminar
  11. Li seu belo texto a partir do blog Bombeiros do Brasil. A redação primorosa aliada a lucidez do texto me fez visitar o seu blog e fiquei fã das ideias e conteúdo.
    Virei seguidora.
    Abraços
    Maria Celia

    ResponderEliminar
  12. Lelezinha_0906/06/11, 00:23

    Formiguinha,seu texto está impecável! Parabéns!
    Os bombeiros são heróis sim! Devemos muito e muito a eles!
    Em nome dos paulistas faço coro c/ vcs louvando essa classe tão importante na vida de todos!

    Um gde abç a vc e à toda classe maravilhosa dos "Soldados do Fogo"!

    ResponderEliminar
  13. Tudo reside na maneira como você interpreta os resultados, Veludo. A evidência não é coisa alguma sem os julgamentos.

    ResponderEliminar
  14. Não entendi o que o Anônimo das 10:27 falou, especificamente para mim... Anônimo falando em "evidência" e "julgamento" me remete a crime. E não tratamos de crime nesse post, não é?

    ResponderEliminar
  15. Os bombeiros chegaram a esse extremo, simplesmente porque suas revindicações salariais não foram atendidas nem mesmop debatidas.
    Enquanto isso outras categorias, chegam até a regeitar tantas menéfices que o governo oferece.
    É realmente vergonhoso! E é este o governo que se diz voltado para os menos favorecidos!

    ResponderEliminar
  16. Considero legitima e honesta a reinvidicação dos Bombeiros do RJ.Considero um total absurdo que tais profissionais sejam tratados como bandidos e estejam presos.Eu apoio o protesto e reinvidicação por melhor salário dos Bombeiros do RJ ,tendo em vista a insignificância de tal valor sendo o mais baixo de nosso país, e peço a libertação destes PROFISSIONAIS,pais de família,prestadores de serviço público,NÃO marginais e NÃO vãndalos! Que tantos serviços prestam em favor de nossa sociedade.
    Obs:Sou uma simples mãe de família,não sou ligada a sindicatos,não sou ligada a partidos,não tenho interesses políticos,não tenho parentes no Corpo de Bombeiros.Minha opinião é a opinião de uma cidadã comum.


    Ótimo Texto...Passei a te seguir!

    ResponderEliminar