CAI A NOITE



Nunca me rebaixei tanto como aqueles
Que, como um olho, face, ou lábio, se fascinam.
      E raras vezes como aqueles, que mais não desejam
      Do que admirar as virtudes da mente:
Porque os sentidos e o entendimento podem
      Saber o que alimenta o seu fogo.
Embora idiota, o meu amor é mais corajoso
Porque posso falhar sempre que desejo,
E contudo sei o que quereria ter.
Se tal não for apenas a perfeição mais absoluta

Que de nenhum modo possa ser expressa
      Senão por negativas, assim é o meu amor.
      À totalidade, que todos amam, eu digo não.
Se alguém consegue decifrar melhor
      E saber o que nós próprios não sabemos,
Deixem que me ensine esse nada. isto
É, até agora, a minha calma e o meu consolo:
Embora não me apresse, nada posso perder.

John Donne

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares