quarta-feira, 6 de julho de 2011

PORTA-MALAS JÁ:BUEIROS AIRES

Rio de Janeiro, ou Bueiro nos Aires (com a licença de @PTxterminator)

É quase 1 da matina de quarta-feira 6 de julho e, ao invés de mandar um twitter de feliz aniversário para o Bschopenhauer, estou cá matutando sobre o mapa que o Globo-on publicou. Nele simplesmente são marcados todos os bueiros que explodiram ou tiveram fumaça desde 2004. A soma chega a 54. Aí vem a pergunta que não consigo responder: como população e autoridades convivem com isto como se fosse uma coisa natural?

Eu posso estar delirando de frio, mas não consigo considerar bueiro voando como algo corriqueiro e normal em uma cidade grande. Será que agora, como povo iremos colocar “campo minado” na lista das coisas que “acontecem, fazer o quê?” junto com corrupção, bala-perdida, falta de saúde, etc.?

E o que mais me aflige é que isto está ocorrendo no Rio que um dia foi chamado de “tambor do País” já que tudo que ocorria aqui em termos político-culturais ressoava no Brasil inteiro. Bom, se, sabe-se lá por que razão, “a pele do tambor perdeu a elasticidade”, imagino, assustada o que pode estar acontecendo em outras cidades destes brasis...

Pouco tempo depois de se saber que dois bueiros haviam voados, o @PTxterminator sapecou, cariocamente, no twitter a expressão “Bueiro nos Aires”. Logo, várias outras piadinhas foram aparecendo. Nós somos assim, perdemos o amigo, mas a piada jamais. E isto é bom, é saudável. Mas, acho que mais salutar ainda seria que o Brasil acordasse e virasse uma Nação onde seus habitantes não permitiriam mais bueiros voadores. Onde seus habitantes acordassem, assumissem suas cidadanias e agissem contra políticos e empresários que não os respeitassem.

Mirtes Guimarães, jornalista mineiroca que traduz o cotidiano.

“Numa enchente amazônica
                                                 Numa explosão atlântica 
E a multidão vendo em pânico 
E a multidão vendo atônita 
Ainda que tarde 
O seu despertar”
Rosa dos Ventos, de Chico Buarque de Holanda


Arquivo:
SOBRE HOMENS, MULHERES E FOGUEIRAS
PORTA-MALAS JÁ!

3 comentários:

  1. Amada Maninha,como sempre,seu texto émto claro! E verdadeiro!

    Como vc bem diz no final, que tal nós, brasileiros,começarmos a nos mexer e fazer apear do poder esses calhordas, xupins do país, que estão dizimando tudo o que podem?

    Passou da hora de trocarmos esse bando que está no governo, por outras pessoas que amem esse país de verdade e tomem de novo o rumo certo!
    Beijim prá vc!

    ResponderEliminar
  2. Queridas:
    Pior é que acabei de ver no site de O Globo que já está disponível um joguinho tipo campo minado, conforme usado como exemplo degradante aqui.
    Enquanto uns se escandalizam, outros ganham fama e fortuna.
    Vale minha palavra favorita: CRÓEU

    ResponderEliminar
  3. Sandra Sallee10/07/11, 23:14

    Mirtes ,
    Essa baderna generalizada chamada corrupcao ,bala perdida , falta total de responsabilidade com o coletivo e com a populacao que paga impostos , so vai terminar quando os Brasileiros nao importa de que cidade , aprenderem o significado da palavra CIDADANIA .
    Por isso nao acho mais graca em piadas sobre politicos e corrupcao .
    Enough is enough !!!!!

    ResponderEliminar