sábado, 15 de outubro de 2011

É DOMINGO - O RETIRO DA ALMA

Há quem procure lugares de retiro no campo, na praia, na montanha; e acontece-te também desejar estas coisas em grau subido. Mas tudo isto revela uma grande simplicidade de espírito, porque podemos, sempre que assim o quisermos, encontrar retiro em nós mesmos. Em parte alguma se encontra lugar mais tranquilo, mais isento de arruídos, que na alma, sobretudo quando se tem dentro dela aqueles bens sobre que basta inclinar-se para que logo se recobre toda a liberdade de espírito, e por liberdade de espírito, outra coisa não quero dizer que o estado de uma alma bem ordenada. Assegura-te constantemente um tal retiro e renova-te nele. Nele encontrarás essas máximas concisas e essenciais; uma vez encontradas dissolverão o tédio e logo te hão-de restituir curado de irritações ao ambiente a que regressas. 
Imperador Marco Aurélio in "Pensamentos"

1 comentário:

  1. Regina
    Os acontecimentos que geram sofrimentos, medos, angústias, alegrias e felicidades e que tanto marcam a alma podem variar de acordo com a época, mas são capazes de gerar também este estado de auto-conhecimento e paz de espírito.
    E este equilíbrio interior, além de "dar um tempo" para a alma, também a fortalece e prepara para a batalha da vida diária, que não acaba nunca.
    Mais uma prova de que o pensamento humano, em qualquer é poca, é capaz de produzir uma reflexão tão perfeita como esta.
    Somos o refúgio seguro de nós mesmos, podemos sempre voltar.

    Bom domingo!

    ResponderEliminar