quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A FALÁCIA PRÓ-CONSUMIDOR DE TELEFONIA



Destruindo a falácia do desgoverno da Idade das Trevas que, supostamente, obriga as operadoras de telefonia celular baixarem os preços das ligações.

Curiosamente, no entanto, as operadoras não reclamaram da suposta redução dos preços ordenada pelo desgoverno da Idade das Trevas. Filantrópicas concessionárias de serviço público!? Não mesmo!

As operadoras, de fato, longe de serem entidades altruístas, concorrem entre si por um grande mercado consumidor. Nessa disputa, usam, sistematicamente, vários tipos de promoções, o que, afinal, terminada baixando os preços a patamares bastante inferiores àqueles “criteriosamente” fixados pelo desgoverno da Idade das Trevas.

A verdade é: o desgoverno da Idade das Trevas apenas capitaliza politicamente para si uma propagada redução dos preços da telefonia celular, homologando preços máximos muito acima daqueles já efetivamente praticados pelas operadoras em concorrência.

Portanto, destruída, racionalmente, a falácia da redução dos preços da telefonia celular pelo desgoverno da Idade das Trevas.

Em ano eleitoral, vale tudo para conquistar os eleitores incautos que usam celular, mas não, a cabeça.

Veja aqui a tabela com os valores tarifários máximos.

Arquivo:

3 comentários:

  1. Excelente análise!
    E eu, assim como os eleitores do pt, nem estava sabendo disto...

    ResponderEliminar
  2. Da mesma forma, anunciaram pomposamente, como convém à corja, uma tal "tarifa sazonal" para a energia elétrica, voltada a consumidores residenciais.
    Este tipo de tratamento, que hã muito existe para grandes clientes, incentiva o deslocamento das cargas para a hora fora da ponta do consumo, reduzindo investimentos em ampliação dos sistemas pela redução da tarifa nestes períodos.
    No caso das residências, a tarifa média será a mesma, portanto a redução só acontacerá se você lavar e passar roupa, ou tomar banho quente de madrugada. Grande negócio não é mesmo?

    ResponderEliminar
  3. Método 1984: o desgoverno da Idade das Trevas atribui a si toda atuação em benefício do povo, exclusivamente; enquanto atribui às ações dos adversários apenas finalidade eleitoral.

    ResponderEliminar