sexta-feira, 13 de abril de 2012

RETÓRICA: CORDIALIDADE E COERÇÃO - O LIVRO

Por Denilson Cicote



Chegou o momento de termos claro o por quê de nossa luta e o que ela representa não só pra nós, mas para o pais, nossos filhos e netos. Temos diante de nós pessoas que não tem o mínimo apego à verdade, usam o pais e suas instituições, e procuram solapar a democracia. Escrevi este estudo na esperança de podermos compreender, e compreendendo, podermos escolher a forma e as armas da luta. Creio que a capa já diz tudo. Leiam e façam suas críticas, compartilhem, divulguem, recomendem a amigos, tirem cópias em papel. Transcrevo abaixo um discurso que já usei algumas vezes, mas que é a essência de nossa luta, e não coincidentemente podemos fazer deste discurso nossas palavras, pois no fundo o inimigo é o mesmo, apenas em outra roupagem. 



Discurso de Churchill no Parlamento Inglês, na declaração de guerra aos Nazistas. 

"Confio em que os meus amigos, colegas e antigos colegas que são afetados pela reconstrução política se mostrem indulgentes para com a falta de cerimonial com que foi necessário atuar. Direi à Câmara o mesmo, que disse aos que entraram para este Governo: «Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor». Temos perante nós uma dura provação. Temos perante nós muitos e longos meses de luta e sofrimento. 
Perguntam-me qual é a nossa política? Dir-lhes-ei; fazer a guerra no mar, na terra e no ar, com todo o nosso poder e com todas as forças que Deus possa dar-nos; fazer guerra a uma monstruosa tirania, que não tem precedente no sombrio e lamentável catálogo dos crimes humanos. -; essa a nossa política.
Perguntam-me qual é o nosso objetivo? Posso responder com uma só palavra: Vitória – vitória a todo o custo, vitória a despeito de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que possa ser o caminho que a ela nos conduz; porque sem a vitória não sobreviveremos."
Deixo um agradecimento especial à Sonia Leão, a primeira pessoa que viu, criticou, apontou caminhos, para esse livro. Tem separações que são apenas físicas, e ela foi muito importante pra mim. Esse livro é resultado e prova disso.

Para download: RETÓRICA EM FOCO: ESTUDO SOBRE CORDIALIDADE E COERÇÃO


Denilson Cicote é o @deci_cote, que fala de "humor e política na medida certa e às vezes na medida errada, já que o homem é a medida de todas as coisas."

11 comentários:

  1. Com calma e concentação, lerei neste final de semana. A capa já é por demais estimulante.

    ResponderEliminar
  2. opcao_zili13/04/12, 14:56

    Oi amigo,
    Acredito que seu livro está na medida certa para o momento que vivemos. Não temos tempo para firulas e delicadezas.Ou vai, ou vai. Parabéns.Sei que deve ser muito bom para despertar os que "fingem"dormir, quando é hora de lutar pela Paz que almejamos.

    ResponderEliminar
  3. Enfim.... Parabéns e sucesso meu amigo querido!

    ResponderEliminar
  4. Ótimo Denis, Vou fazer como o Ajuricaba kkkk Vou ver com calma...abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa noite amigo,com certeza lerei com muito carinho e atenção.Parabéns pelo livro.Abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  6. Agradeço a todos os comentários. Se hoje este livro está publicado, é por conta da força que meus amigos virtuais passam todos os dias. Não fosse por eles, já teria desanimado há muito.

    ResponderEliminar
  7. Repete-se um ritual hoje, muito parecido com o que aconteceu antes da segunda guerra mundial. Quem entende do jornalismo entende, e, omite por amor a velha ideologia, também tem culpa por eventos futuros.

    @Fabio_Ferro1

    ResponderEliminar
  8. Caros
    Tentei fazer o download do livro e assustei-me com n avisos de segurança. Devo desprezá-los e não temer a desintegração da máquina?
    O livro não será vendido no bom e velho papel (já viram aquele utube, LIVRO?)?
    Caso seja só para download, o pdf já atingiu a sua obsolescência?
    Do século XX - do tal ano que não acabou - sem "face" ou outras modernices,

    Peepee (que de PP tenho nada, são as inicias de um não-nome, por supuesto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, o 4shared é seguro, mas muitos antivirus o interetam como um corpo estranho e acionam as defesas. No caso do link, é em PDF. O livro, masi a frente, farei no bom e velho papel, o qual também prefiro. Para muita gente u mandei via email, pessoa que me reportaram os mesmo problemas. Vamos ver o que podemos fazer, pre precisar, mando por email.

      Eliminar
  9. Vários SOs pedem a confirmação ao baixar PDF. Baixei e é seguro.
    Parabéns pelo Estudo, já era tempo de alguém se pronunciar a respeito. A coisa é tão sutil e ao mesmo tempo tão óbvia que fica difícil acreditar que ainda caem na conversa Delles...
    Vou ler com muita satisfação e divulgar. Parabéns!!!

    @angecaol

    ResponderEliminar
  10. Ola Denis, só hoje li sua mensagem. Inicialmente quero dizer que a foto da capa do livro deveria ser um outdors espalhado ñpor todo o país. Como já se disse milhões de vezes "os extremos se tocam", e o pseudo-socialismo de Lula, ou seja o lulismo não deixa nada a desejar ao nazismo de Hitler. Relacionar os discursos do poder dá de fato uma visão clara, primeiro, de que ñ há nenhuma novidade nas atitudes de Lula/PT, o século XX esta cheio de ditatores, autoritários, prepotentes, loucos pelo poder. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar