sábado, 24 de novembro de 2012

PORTO SEGURO: A PF E AS FLORES DE PLÁSTICO


Porto Seguro é uma conhecida cidade do litoral sul da Bahia, que de uns 10 anos para cá tornou-se um point turístico decadente da "nova classe média", aquela da renda entre R$ 291,00 e R$ 900,00 por mês. Ali mesmo em suas adjacências, perdeu espaço para a antes bicho-grilo Trancoso, com seu agora cult - e caro - Quadrado com pousadas, mansões de ricos empresários paulistanos e cariocas, artistas e bons restaurantes - que nem há 15 anos já não se encontrava em lugar nenhum de Porto Seguro, cuja única boa lembrança gastronômica que me deu foi a cocada assada com mel da Tia Nenzinha. Quem vai a Trancoso nem se dá ao trabalho de pegar a balsa para atravessar para o outro lado do estuário do rio Buranhém, que ficou mesmo para as famílias que parcelam uma semana de férias em 12 meses e para as hordas de adolescentes em suas viagens de "formatura", que se jogam feito malucos na Passarela do Álcool e suas barracas lotadas de flores de plástico, onde não se come nem bebe nada de qualidade mas é barato, muito barato. 

Porto Seguro foi o nome escolhido para a operação realizada ontem, 23, pela Polícia Federal por ordem da Justiça Federal de São Paulo a pedido do Ministério Público Federal, a partir da investigação de um esquema de corrupção passiva e ativa para a obtenção de pareceres técnicos fraudulentos com o fim de beneficiar interesses privados em órgãos federais: ANAC, ANA, Correios. A investigação do MPF teve início num inquérito civil público deste órgão que apontou para mais uma sofisticada organização criminosa com ligações intrínsecas e diretas com a alta esfera do poder executivo federal, Presidência da República, através do homem número dois da (É DE PASMAR?) Advocacia-Geral da União, Weber Holanda Alves, e da CHEFE DE GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM SÃO PAULO, Rosemary Novoa de Noronha, que secretariou Lula durante seus mandatos na Presidência e é ligada a José Dirceu. 

Desnecessário descrever a operação e suas implicações explícitas, inclusive pela ligação dos envolvidos com, mais uma vez, a cúpula do governo do PT que nos desgoverna e seus líderes suspeitos ou comprovadamente chefes de quadrilha de corruptos. Já está bem noticiado e comentado pelos bons nisso, como no Coturno Noturno e no Reinaldo Azevedo, por exemplo. Este post aqui eu faço para apenas registrar um fato subliminar: a realização da (justíssima, registre-se) Operação Porto Seguro amplamente divulgada, como deve mesmo ser, por todos os meios de comunicação, até mesmo pelo Jornal Nacional, um dia depois da Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovar a PEC 37/2011 (veja sobre ela na coluna à esquerda), a famigerada PEC da Impunidade, que altera o artigo 144 da Constituição Federal com o objetivo de proibir o Ministério Público de proceder investigações de crimes, determinando que todo o poder para juntar provas desses crimes cabe unicamente às polícias Federal e Civis (nos estados), que serão responsáveis exclusivas para investigar até mesmo os crimes cometidos por políticos seja do governo federal (chefe da Polícia Federal) ou dos governos estaduais (chefes das polícias civis).

A relação que existe entre a aprovação tão ensejada pela base governista do Palácio do Planalto de uma PEC que tire do MPF a possibilidade de provar qualquer acusação que ouse fazer contra um político, por exemplo, em pleno processo de dosimetria dos condenados pelo mensalão, o maior escândalo de corrupção promovido por um governo no Brasil, e a propagação da operação Porto Seguro é uma só: em todas as notícias, registrou-se que a operação foi DA POLÍCIA FEDERAL, omitindo-se providencialmente que a PF é apenas a cumpridora dos mandatos emitidos pela Justiça Federal a partir da solicitação do Ministério Público Federal, este responsável pela investigação: foi o MPF/SP que iniciou os inquéritos civil e criminal que culminaram na realização da Operação Porto Seguro

A competente assessoria de imprensa e o respectivo eficaz lobby das associações de delegados da Polícia Federal pró-aprovação da PEC da Impunidade aproveitam-se da OP Porto Seguro para passar a imagem de que sim, a Polícia é independente, portanto, o argumento contrário à aprovação da PEC 37 de que não investigaria seus "chefes" cai por terra. Besteira. Há, mas evidente que sim, um sem-número de policiais federais e civis com muita independência e que levam sua função com a responsabilidade devida. Então, por que omitir de todos os brasileiros nos releases oficiais a atuação do MPF no caso? Uma vez que nenhum tipo de operação dessas existe sem o inquérito, investigação e atuação do Ministério Público Federal? A maior prova, apenas nessa operação Porto Seguro, de que a PF não é capaz de agir com total independência está aqui mesmo, na "reportagem": "A PF queria apreender computadores, mas Rosemary teria reagido energicamente e teria ameaçado comunicar à presidência da República. A PF, então, teria copiado arquivos." O negrito é meu e fala por si, para aqueles que sabem compreender os meandros do poder. Acovardaram-se em cumprir sua obrigação que era apreender computadores. Isso é independência e isenção numa investigação, a saber, no cumprimento de uma ordem judicial? Então, tá.

Assim como a decadência do turismo naquela localidade do litoral da Bahia, nos mesmos últimos 10 anos está decadente a democracia no Brasil, com a ação direta do governo e sua imprensa repetidora de releases oficiais formando a "opinião pública" destepaiz. A tirania estabelecida pelo poder de José Dirceu e companhia no seio do governo Lula, repassado em alguma escala para a sua sucessora, dona Dilma, é estabelecida aos poucos através do enfraquecimento das instituições democráticas que podem colocar um pouco de ordem no caos da imoralidade pública em CorruPTópolis. Assim como na cidade de Porto Seguro e sua Passarela do Álcool, as flores da decência no país são de plástico, artificiais, e os seus sabores oferecidos, de baixíssima qualidade.

A necessidade de vingança principalmente pelo mensalão, e ação para evitar que seus corruptos de estimação continuem a ser pegos, denunciados, julgados, condenados e sentenciados por seus crimes contra o patrimônio público, criaram a PEC 37 e não essa perseguição não vai parar por aí. Vide a CPI do Cachoeira (oi?) que cometeu o disparate de sugerir indiciamento do PGR Roberto Gurgel por toda a operação que mostrou ao Brasil a quadrilha do Cachoeira - e sua ligação com a Delta, aquela construtora queridinha do PAC e do Sérgio Cabral, governador que livrou-se de ser investigado porque "você é nosso, nós somos teu" aliadado forte do Planalto.

Sem Ministério Público forte, independente, assim como todas as instituições, inclusive o Judiciário que é quem autoriza as ações da PF, e mesmo as forças policiais, simplesmente não há Estado Democrático de Direito. É o que se desenha para o momento.

Apesar de não ter relação direta com a esperteza da Polícia Federal em escamotear informações vicejando aparentar o monopólio da capacidade de investigar seus próprios superiores, não posso deixar de registrar a pressa com que o folheto governista Folha de São Paulo fez questão de, ao noticiar a operação na AGU e no escritório da Presidência da República, justificar genuflexamente que "A Folha apurou que a investigação no gabinete da Presidência da República em São Paulo não tem relação com nenhum esquema de corrupção envolvendo a própria Presidência, mas com a atuação de Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete na capital paulista. Ela é uma das indiciadas na operação." Impressiona, a quem presta atenção... Confira aqui

(Ah, dona Dilma, sabe aquele seu jeitão cabra macho quando dá bronca em seus subordinados que fazem caca, gritando "vocês querem botar no meu cooh?" ? Pois é. Se quiser mostrar que é mais brizolista e menos lulista (não que o primeiro seja lá grande coisa, mas...) aproveita essa capturada de gente ligada AO SEU GOVERNO, oriunda do poder do Lula e do Dirceu para por seu "pau" na mesa e mostrar quem é o macho que manda NO SEU GOVERNO).

10 comentários:

  1. Regina, grande amiga guerreira:
    Estou pasmo com tudo o que está acontecendo nestepaiz, temos que fazer alguma coisa para impedir que essa diabólica PEC 37 passe no Congresso ....
    Creia-me, tenho passado mal nos últimos dias, tamanha é a safadeza que impera em CorruPTópolis ....
    A minha única esperança é que Deus esteja vendo tudo isso e fará justiça no tempo certo ....
    Cheers !!
    @BobWebBB

    ResponderEliminar
  2. A reação dela, Romary, à extração de cópias às quais você se refere, diz respeito, segundo a própria PF, ao notebook da filha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reportagem faz referência, não eu. Eu me refiro à ordem judicial, que, se era para apreender computadores em casa e no escritório, cabia à PF cumpri-la integralmente, não negociar facilidades sob ameaça de queixa à Presidência da República.

      Eliminar
  3. Mercia Neves25/11/12, 16:26

    Regina,
    Como sempre, profundo e esclarecedor.Não me ateio aos fatos "contados" uma vez que, juntamente com os noticiários mais ouvidos e lidos do país,chegam aos desavisados,como a um pacote,um embrulho de presente:a Presidente, ela sim, a jusiticeira,ávida pela defesa dos bons costumes,da moral,da ética é quem foi,de fato, traída,enganada,e como o seu antecessor "não sabia de nada"!sim,não sabia de nada, e não hesitou em demitir os corruptos da política brasileira,varrer, como vimos bem pouco tempo, funcionários de alto escalão,(Ministros da época dela afinal,época de Lula) demitidos,depois do trabalho executado pela imprensa e os poucos oposicionistas.Comentar realmente os escândalos em quê o partido da situação está envolvido é algo para especialistas.Consigo extrair até uma certa diversão.Desculpa-me.Só não concordo mesmo com a conexão dos Portos Seguros.Porto Seguro, cidade, é linda.Indiozinhos para todos os lados.Praias maravilhosas.Os prazeres, alí obtidos, espetaculares.Preços para todas as classes, e pode.Deixa o povo se endividar, se divertir.O que tem isso? afinal o Brasil nasceu alí.Alí nasceu nossa saga.Alí Pero Vaz de Caminha descreveu com tamanha maestria e beleza ao Rei de Portugal.É essa imagem que é vendida.É essa a imagem que temos na nossa memória( "o que a memória ama fica eterno"...) E afinal,a Bahia, não merece tamanho tratamento e désdem.A culpa é de Dilma,de Lula, se outras classes, podem, agora, finalmente frequentar.Paciência.
    ( O cair é do homem (Lula,Dilma)O levantar é de Deus(as belezas naturais,etc).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mércia, a cidade é boa, sim. Mas o turismo Classe C fez dela um ponto decadente. Fui a Porto Seguro 8 vezes consecutivas, a primeira vez passei ano-novo. A partir daí, sempre ia em julho, por uns 10 dias, perto daqui, um "pulinho" pra quem gosta de dirigir, enfim. Nas duas últimas vezes, ficou claro como tudo piorou: do serviço à comida, tudo ficou muito ruim, além de impossível de frequentar qualquer das praias: só hordas ou de adolescentes bêbados ou de famílias inteiras - do tipo 30 pessoas - sem a menor noção de comportamento em público e civilidade. Fiquei 2 anos sem nem querer ouvir falar de Porto Seguro. Depois, fui de novo, mas já sabendo que estaria pior, fiquei longe das praias, ali no Vela Branca Resort, para descansar... só saí do hotel pra ir a Trancoso, onde se come bem.

      Usei a cidade como exemplo por causa do nome, e porque conheço bem, não tenho medo de errar: o turismo ficou decadente, as barracas de flores de plástico e bebida de péssima qualidade são a cara do que fazem com nosso país. É a metáfora perfeita, desculpe sua baianidade. Não tem nada a ver com a beleza e as qualidades da Bahia!

      Beijoca, flor.

      Eliminar
  4. QUERIDA REGINA

    Nunca Antes Neste País, uma Operação da Polícia Federal criou um nome tão apropriado para denominar sua empreitada: Porto Seguro: Covil de Ladrões, Corruptos e Corruptores aboletados no Escritório da Presidência, debaixo do queixo da Dona Dilma, comprovando que a Máquina Pública é a Casa Lotérica dos os Golpistas do PT e de seus apoiadores.
    Esperamos que desta vez as revelações durem até outubro de 2014 para que Povo Displicente preste atenção e #VetaPT nas eleições a nível Federal e Estadual.

    Marisa Cruz

    ResponderEliminar
  5. Brulhante e oportuno, Regina.
    É preciso esclarecer o povo quanto a essa maldita PEC 37, cuja importância e malefícios a imprensa esconde atrás das siglas.

    ResponderEliminar
  6. @lLelezinha_0925/11/12, 17:26

    Nota 10 para seu texto,amiga Regina! Como sempre!

    Só uma pergunta: - Quando pararão esses escândalos?
    Vergonha de país!
    Enquanto não forem "subtraídos" da vida pública,os nefastos Lula e Zé Dirceu não caminharemos com dignidade,honestidade,tranquilidade,enfim,tudo aquilo que faz bem a um povo, a uma Pátria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zinha, flor... antes de 2018 não há a menor chance do PT sair do poder central. E depois, bem... não sei se nosso nobre e ilustre eleitor não trocará o 6 por meia-dúzia.

      Eliminar
  7. Adorei o recado à Presidente...
    Ah, o Lula acaba de dizer que se sentiu apunhalado nas costas pela Rose. Original, né não?

    ResponderEliminar