sábado, 15 de dezembro de 2012

BLINDAR: VERBO TRANSITIVO, DUPLIPENSAR.



Do arsenal de palavras do duplipensar político que contaminou o jornalismo nada me irrita mais que o termo "blindar".  A ordem do Planalto agora é "blindar lula", mas se não há nada de errado, se ele não tem ligação com todos esses crimes praticados e se é tão puro e inocente quanto apregoa afirmando que ainda tem fé na política, se o Senhor e deus de uma legião de petistas precisa de tanto aço reforçado em volta de si, aí a gente já começa a desconfiar. O termo está tão disseminado em politica e no jornalismo que ao ser usado, parece ele mesmo estar "blindando" a quem a ele se refere. 

Blindar, ou blindagem (o ato de blindar) tem as seguintes definições; a. Revestimento que protege dos projéteis inimigos. b. Revestimento muito resistente. c. Aquilo que serve de proteção. = COURAÇA. É blindado o que corre o perigo de ser atingido por projéteis, que é revestido contra os ataques diretos e precisa de forte proteção, porém não muda a essência. Vou dar um exemplo, mas é só um exemplo, não deve ser levado para o lado pessoal: se você blinda um bom pedaço de bosta, ele pode até estar protegido, pode até não feder, mas continua sendo um monte de bosta; se você blinda documentos criminosos dos cartéis de drogas, eles podem até se tornar de difícil acesso, mas continuam a ser documentos incriminatórios. São protegidos, mas não perdem suas características. O motivo pelo que foram blindados, continua lá.

É hábito nos dias violentos que correm, o uso de veículos blindados pelas pessoas de maior posse. A blindagem chega a custar tão ou mais caro que o carro que a carrega, mas sempre é levada em consideração a relação custo/benefício. Será que a Blindagem de lula pelo partido e pelo governo leva em conta também essa relação custo benefício? Será que Lula não está sozinho nesta blindagem? Será ele apenas um alvo importante, mas que atingido, pode fazer com que os projéteis ricocheteiem em outras direções, chegando até por exemplo ao coração do governo, que em parte era cuidado por uma moça com acesso livre ao coração do mandatário maior? Mas como o ministros e a imprensa fazem essa operação? Desacreditando os atiradores. Para muitos isso já basta. Para outros não, o que interessa é encontrar aquele brilhante diamante chamado verdade, recoberto às vezes por dezenas de camadas do mais duro material. É descascar e desmascarar a blindagem, camada por camada, independente de quem denuncia ou do denunciado. Assim se fazem na maiores democracias.

Milhares de camadas de blindagem (mentiras) recobriam o chamado mensalão, mas o MP e o STF não se intimidaram e creio que até de certa forma foram incentivados pela dificuldade da tarefa. A sede a a sanha de descobrir a verdade é um grande incentivo para pessoas de alma incorruptível, essas sim, blindadas por suas atitudes e transparência, honestidade e apego ao valores republicanos.

Denilson Cicote é o @deci_cote, que fala de "humor e política na medida certa e às vezes na medida errada, já que o homem é a medida de todas as coisas."

6 comentários:

  1. opcao_zili15/12/12, 11:41

    Muito bom, meu amigo. Ainda bem que apareceu um JB para descascar essa cebola e retirar essa blindagem, porque, embora não sendo parte do 470,o Lula esteve sempre presente.

    ResponderEliminar
  2. hildaremedeiros15/12/12, 13:25

    Concordo com a opcao_zili...
    Entretanto, a BLINDAGEM como fazem com Lula só tem efeito POSITIVO aqui dentro. No exterior, as coisas já estão nefastamente CORROÍDAS. O "CARA" de antes agora se tornou personagem de seriados e citações da indústria de entretenimento norte-americana. O que era antes considerado o HOMEM A SE TER DO LADO, virou - desculpem a palavra, mas é apropriada - BOSTAMENTE apenas mais um caso de egocentrismo pelo poder na América Latina dos Emergentes.
    Lindo texto, MeuDecote! Assino embaixo!

    ResponderEliminar
  3. Blindado, mesmo, só Deus, que está no céu e não cai na besteira de vir aqui de corpo presente. Que assim seja. Bjs, amigo. Blue

    ResponderEliminar
  4. Excelente, como sempre The New Son.

    ResponderEliminar
  5. dilma ao blindar lula blinda si própria pois participou de tudo. era a ministra da confiança de lula o chefe da quadrilha.

    ResponderEliminar
  6. A Blindagem vai cair. Em algum momento será cada um por si se não estancarem logo os tiros de artilharia pesada. Pena que temos uma oposição com tão pouco senso de mira. Uma das maiores blindagens deles será a PEC 37,a PEC pra calar o ministério público.

    ResponderEliminar