11/9 O QUE VOCÊ FAZIA?



"No dia 11/09/2011 eu chegava ao meu trabalho quando soube da estarrecedora notícia através de um amigo! Me tomei de angústia, pela tragédia e pela coincidência, pois naquela mesma data, só que exatamente um ano antes, eu e meu marido estávamos lá, aos pés do WTC! Resolvemos passar meu aniversário e o feriado  naquela que é uma das minhas cidades preferidas! Visita ao WTC e imediações, fazia parte de qualquer roteiro turísitico em NY. E ao desembarcarmos na estação do metrô, no subsolo das torres gêmeas, chegamos a comentar da possibilidade,  remotíssima para nós naquele momento, de que se houvesse um atentado, nada ali sobraria de pé. Mas ao olhar para o alto e vislumbrar aqueles dois colossos, nada daquilo fazia sentido, pois elas nos pareciam impávidas e indestrutíveis! Felizmente para nós, nada disso aconteceu naquele momento, mas infelizmente para os que pereceram, a tragédia acabou se consumando. E por um espaço de 365 dias, cá estou eu, para contar a minha história, segmento da história que o mundo jamais se esquecerá!" Silvana Guerra

"Eu, que à época, morria de medo de avião, vi os 2 impactos pois estava na frente da TV qdo o 2o avião entrou no prédio. Sensação horrível no coração." opcao_zili

"Lembro que eu queria ir a NY em setembro daquele ano, como mini-férias de uma semana. Compromissos profissionais, como sempre, impediram que eu me organizasse com antecedência. Naquela manhã eu estava em casa, arrumando uma malinha para ir para Poa. Liguei a tv e levei um susto, porque assisti ao vivo quando o segundo avião bateu. Larguei tudo e fiquei literalmente uma semana inteira vendo todos os canais americanos de notícias. Só dormia quando reprisavam os programas de madrugada. Fiquei muito triste pelos mortos e feridos, especialmente os 300 bombeiros que morreram nos desabamentos das duas torres. Eu acompanhava as news e chorava ao ver tudo aquilo ao vivo. Jamais esquecerei. Fiquei abalada porque me dei conta de que o mundo havia mudado para sempre. As imagens do ataque `a Pearl Harbor me vieram `a mente na hora em que o segundo avião bateu e, assim como Pearl Harbor teve consequências, aquele "dia da infâmia" em 2001 também. Logo após os ataques fiquei com medo de viajar e deixei de ir aos EUA e `a Europa, em vários congressos profissionais. A proximidade dos 10 anos daquele dia da infâmia me fiz lembrar que ainda não conheço NY. Tempus fugit." Moi Meme

"Eu quando vi .. o primeiro avião já tinha batido na primeira torre... e os repórteres.. anunciavam que o piloto tinha jogado o avião contra a torre.. eu não acreditei nisso pq nenhum piloto oficial jogaria avião em algum lugar ... ele é treinado pra tirar do sufoco custe o que custar... Logo depois outro... bateu na segunda torre.. fazendo um desvio forte na rota.. foi quando passaram a noticiar que era um sequestro e terroristas pilotavam os aviões.. mas foi terrível.. Retorista é tudo demente... ninguém pode confiar em terrorista.." Leonardo

"Havia acordado para trabalhar. Escuto a filha com 9 anos e que tinha conhecido o local no julho anterior falar: mãe, vem ver. Quando olhei, a primeira torre acabara de ser atingida. Ainda vimos toda a seguência do horror dos horrores. Ouvi tb um locutor dizer: vem outro avião, será que não está vendo? Seria cômico, não fosse o início do fim do mundo." Bluesette22

Arquivo:


Comentários

  1. Eu era só um guri de 14 anos, e estava no colégio. Lembro que no dia não teve pelo ou menos a última aula, porque eu voltei pra casa correndo pra assistir Dragon Ball Z. Encontrei meu primo, fá do desenho também e perguntei porque ele não tava assistindo. Um incêndio num prédio nos EUA tinha cortado a programação. É curioso olhar hoje como foi minha reação, ainda criança. Eu estava indignado no primeiro momento porque ia ficar sem assistir o que eu queria!

    Mas então fui assistir. Nenhuma torre tinha caído. Ainda achava que era só um incêndio, ou um acidente. Havia a princípio a idéia de que um avião caiu e se chocou contra a torre. Mas mostraram o replay depois do segundo choque. Com certeza foi proposital. Começava então o choque, era um atentado terrorista. Nunca tinha ouvido falar em um. E aconteceu justo no pais mais poderoso, e atingiu até o Pentágono! Fiquei imaginando que viria algo contra a Casa Branca. Ainda bem, não veio.

    No dia, não imaginei que aquilo mudaria o mundo. Mas pouco tempo depois, ficava claro que nós não somos todos iguais. O Ocidente tem inimigos naturais. E por causa de coisas como o 11/9, eu acho que não devemos tolerar os intolerantes. E se há um mal, nós não temos que esperar que eles se humanizem, ou cortarão nossas cabeças (literalmente). Cabe a nós então combatermos esse mal.

    Que Deus abeçôe o Ocidente, mundo livre e cristão.

    Rafael P. Evangelista

    ResponderEliminar
  2. Jorge @atakardiac09/09/11, 16:45

    Eu estava participando de uma reunião-oficina sob prevenção de incêndios florestais no IBAMA-RJ. Perto da Praça 15.

    Entrou um cara na sala avisando que os EUA estavam sendo atacados. Levou um passa fora da pessoa que coordenava o evento: "isso é hora para brincadeira?" E o cara rindo disse, "não, é sério venham ver na TV".

    Aí saímos e vimos o replay do primeiro prédio. Ali mesmo acabou a reunião. Saí andando sem entender nada, o povo olhando as televisões na rua. Entrei numa lanchonete e vi o replay do ataque ao segundo prédio. Pensei "é a terceira guerra."

    Depois fui prá casa e só aí vi que os prédios caíram e que era atentado e tudo mais. Um dia que não sai da minha cabeça.

    ResponderEliminar
  3. Eu (@BobWebBB) estava no trabalho desde as 8 horas da manhã daquele fatídico 11/09/2001 ....
    Comentei com os colegas que as TVs estavam meio que sem notícias nas últimas semanas (mal eu sabia que o Prefeito de Campinas, Toninho do PT, acabara de ser assassinado na noite anterior, às 22 horas) ....
    E, mais ainda, o pior estava por vir, a partir das 10 horas da manhã as notícias começaram a chegar, via Internet (não tínhamos TV no serviço) ....
    Nós todos, que trabalhávamos com Certificação Aeronáutica, ficamos estarrecidos, não fazíamos idéia do que estava acontecendo ....
    Somente depois de noticiarem que era um ataque terrorista a nossa ficha caiu ....
    Triste dia, eu já estava com depressão desde março, esse episódio ajudou a agravar o meu quadro ....
    O caso Toninho do PT nem foi muito comentado pelas TVs, mas as emissoras passaram a ter assunto por muito tempo a partir de então ....
    Que Deus se compadeça de todos nós, humanos, que temos muito ainda a aprender e a evoluir !!!!
    @BobWebBB

    ResponderEliminar
  4. Pelos relatos a gente percebe que não importa nível social, idade ou sexo, o 11/09 marcou a todos.

    ResponderEliminar
  5. Impressionante como fatos trágicos são sempre gravados com profundidades em nossas mentes. Os detalhes são precisos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares